Como o intuito de compreender a importância da cultura africana, descrevendo sua trajetória e processos valorosos na formação da sociedade brasileira a Escola Estadual Professora Izaura de Oliveira Vilela nos endereços da sede e Buracas, buscou de forma criativa compreender a diversidade étnica do povo brasileiro, suas lutas, crenças, especificidades, na constituição do povo brasileiro!

Dentro do contexto Filosófico, nossas raízes são africanas e toda a nossa essência também.
Isabela Rutkowisk

 

O Projeto Filosofia e Cultura Africana foi desenvolvido com alunos do 2º e 3 º anos do ensino médio da Escola Estadual Professora Izaura De Oliveira Vilela, pelos docentes Alini Gisele da Silva, Cid Cley Rodrigues França e Charlene Aparecida Alvarenga. O intuito foi contribuir para os discentes participantes conhecerem as diferentes linhas de pensamentos pelas quais a Filosofia e Cultura Africana são estruturadas, além do valoroso processo de formação da sociedade brasileira. O projeto teve caráter interdisciplinar entre os conteúdos de História e Filosofia.

 

Durante o desenvolvimento da proposta os alunos produziram e dialogaram de forma virtual sobre as manifestações e reflexões culturais de origem africana que estão presentes diariamente, ressalta-se que muitas vezes, não há no ambiente escolar uma reflexão sobre a cultura da arte africana e afro-brasileira, que é base da nossa sociedade.

 

Com o propósito de conhecer melhor como se configura alguns dos principais campos que compõe o universo da Filosofia e Cultura Africana, os educandos também realizaram um trabalho de leitura de bibliografias referentes ao tema para compreenderem e ampliarem seus conhecimentos, além de desenvolverem a criatividade a partir da criação de desenhos com expressões da cultura africana.

 

Assim, o presente projeto contribuiu para a valorização da arte e as raízes africanas e afro-brasileiras de uma maneira dinâmica, reflexiva e significativa.

 

Confira alguns trabalhos:

 

 

 


por Solange Cristian Ferreira Costa
e Charlene Aparecida Alvarenga

 

 

Temos 161 visitantes e Nenhum membro online

Superintendência Regional de Ensino de Passos

Rua Olegário Maciel, 479 - Centro

Passos / MG - CEP: 37.900-902

Telefones de contato: (35)3211-4000/4001