Alunos no ensino on-line aprendem Português com aulas de leitura, sendo protagonistas contando suas histórias e aprendendo gramática de uma forma bem extrovertida! Confira!

A Professora de Português dos 6° anos, da Escola Estadual José Severiano Filho, Driele Martins Custódio, desenvolve o “Projeto Aprendendo Português”, de uma forma leve e com muito conteúdo.

Dentro desse projeto se destacam: as aulas de leitura; o jogo STOP por meio do Google Meet e grupo de WhatsApp, para os alunos aprenderem a ortografia correta das palavras em Português.

A oralidade, a escrita e a leitura são os três eixos norteadores da alfabetização, e vai muito além de mostrar como ler e escrever a um adolescente. É importante ensiná-lo a compreender o que foi lido e a fazer uso da palavra.

No ensino on-line, despertar o gosto para o ler e escrever nos estudantes se tornou um desafio, mas é um desafio maior, promover o aprendizado de uma forma divertida, para conectar os alunos à realidade. Com isso, a professora planejou aulas de leitura diferentes, que incentivassem o aluno a querer participar com Gibis, histórias como O Menino Maluquinho, O Pequeno Príncipe, dentre tantas outras, que eles estão amando. Toda quarta-feira às 8:15h e às 15:45h, o Google Meet fica lotado de alunos com olhos brilhando para lerem, depois, no final, eles se tornam os próprios protagonistas contando suas histórias, esse momento é muito importante, pois, além de o adolescente trabalhar a leitura, a interpretação da história, contar sobre seu dia a dia, eles se sentem mais próximos da professora e dos colegas.

Um terceiro projeto vem de encontro com todos esses, “Projeto Comunicação e Vida”, o tema foi em comemoração ao aniversário da cidade. Os alunos fizeram entrevistas de humor, de jornal, de YouTube; narrativas com imagens, até de drone; entrevistas com os pais, avós, familiares; usaram a criatividade para fazer vídeos e áudios sobre a nossa cidade de São João Batista do Glória, um dos pontos mais marcantes desse trabalho, foi que, por ser uma entrevista, aproximaria ainda mais os alunos de sua família.

“E como foi emocionante! Pais agradeceram, até gravaram durante a própria entrevista agradecimento por esse momento único, por essa oportunidade de voltar no tempo e compartilhar com seus filhos momentos tão gratificantes.” Conta a professora Driele.

O resultado final foi apresentado para os colegas, professores e pais. Dessa forma, ao mesmo tempo em que compartilharam conhecimentos, os alunos aprenderam com a explicação on-line da Professora Driele e com o jogo Stop a fazer diversos tipos de entrevistas, aprenderam os substantivos, Pretérito Perfeito e Imperfeito de uma forma divertida.

“As línguas não são meros instrumentos de comunicação... As línguas são a própria expressão das identidades de quem delas se apropria. Logo, quem transita entre diversos idiomas está redefinindo sua própria identidade. Dito de outra forma, quem aprende uma língua nova está se redefinindo como uma nova pessoa.” Kanavillil Rajagopalan

por Driele Martins Custódio