Professora da E.E. Geraldo Starling Soares se sensibiliza e relata admiração por família de aluna que perde a mãe e avó para COVID 19 e com apoio de projeto GIDE na escola, conclui as atividades do PET.

Desde o início da pandemia, muitos alunos vem encontrando dificuldades e diversos motivos pelos quais não conseguem concluir e entregar para os professores, as tarefas do ensino remoto. Com intuito de acolher, estimular e melhorar a qualidade dos estudos e aprendizagem dos alunos, são desenvolvidos pela SEE-MG em conjunto com parceiros como a FDG, projetos que envolvem as escolas e realizam a conexão interpessoal entre professores, famílias e alunos.

Em meio a pandemia, na E.E. Geraldo Starling Soares, uma aluna se destacou, sensibilizando a professora e toda a equipe envolvida no projeto. A aluna Lorena Félix Prudêncio, do 4º ano do ensino fundamental. Vejam o depoimento da professora Josiane Gonçalves de Souza:

Tudo foi uma grande surpresa. Realizar as atividades remotas é e foi um grande desafio. Ressalto que esta pandemia nos deixou mais fortalecidos... No segundo ano (2021) da pandemia, assumi o 4º ano C da E. E. Geraldo Starling Soares. Que ano abençoado!!! Mesmo as crianças não tendo acesso a uma boa qualidade de vida e estando também distantes da escola, foi um “ano de buscas e boas performances a fazer com essas crianças. E que através disso elas encontrem um lugar no futuro”.

Fizemos o projeto GIDE, que no qual tive a oportunidade de manter “o vínculo com as crianças e suas famílias” ... “O meu desejo o tempo todo era de acolhida às famílias e alunos”. Foi através do GIDE que encontrei a função de transformar minha casa em escola. Semanalmente tive desafios para serem realizados juntamente com as famílias, as aulas remotas realizadas.

Tive desafios: um diz respeito ao emocional e a ansiedade que tomaram conta da mente e ao coração. No mês de maio, no momento complexo da pandemia, minha aluna Lorena Félix Prudêncio, “uma aluna inteligente e participativa”, me contou que sua avó pegou covid... Passando o tempo, sua mãe também teve a doença... Lorena se afastou um pouco das atividades. Rezei, chorei junto com ela e procurei forças para ajudá-la... Veio outro desafio para mim como “professora”.

Foi através do GIDE e família nota 10 que me incentivaram a novas formas de lidar emocionalmente com tantas incertezas... Veio a notícia: a avó da Lorena faleceu e passados alguns dias sua mãe também veio a óbito. Além disso a aluna também estava com covid. Meu coração pulsou!!!

Devagarinho fui conversando com os familiares... O tempo passou! Acredito que a educação é o agente maior nas pessoas e o “amor” (vínculo) transformam os seres humanos, que somente juntos é possível enfrentar essa triste fase. Foi isso que fez a Lorena retornar as atividades remotas. Que felicidade!

Trocas de conhecimento virtual (GIDE), afeto, palavras carinhosas, vínculo e destaco essa família como “FAMÍLIA NOTA 10”. Lorena Félix Prudêncio, voltou a participar e enviar as atividades. Meu coração ficou cheio de felicidade. Família, pais, contato no privado pelos quais prezamos muito.

Foi Deus, trabalho remoto e através do GIDE, uma metodologia que unificou e direcionou os meus esforços e metas para melhoria dos resultados e promessas. Deu tudo Certo: a família de Lorena é a “família nota 10”. Fico muito grata por isso.

A Superintendência Regional de Ensino de Passos, parabeniza a escola, por todo empenho, a professora pela sensibilidade e carinhosamente, abraça a família da aluna Lorena, que conseguiu superar a dor, em nome da educação.

por Ana Carolina Martins Montez