A próxima edição dos “Diálogos Ilum” acontecerá em 26 de agosto, com a participação de Daniel Girardi (UFSC) e terá como tema “Experimentação científica acessível com o Arduino”.

 

O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais, Organização Social vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), traz à luz sua mais nova iniciativa: A Ilum Escola de Ciência. Sem fins lucrativos e com financiamento do Ministério da Educação (MEC), a Ilum é uma escola de graduação criada para formar profissionais aptos a atuar em áreas que exigem sólida base científica e tecnológica.

 

Atualmente a Ilum está finalizando a fase de contratação de seus professores, e os próximos passos para sua implantação envolvem a preparação e treinamento de seu corpo docente. Como forma de fundamentar e alimentar este processo de amadurecimento pedagógico, a Ilum passará a promover um ciclo de discussões sobre temas ligados a ensino, ciência, tecnologia e inovação, os “Diálogos Ilum”.

 

Voltado para educadores, potenciais alunos e demais interessados por ciência e ensino, os diálogos serão realizados online, sempre às quintas-feiras, às 16h. A próxima edição dos “Diálogos Ilum” acontecerá em 26 de agosto, com a participação de Daniel Girardi (UFSC) e terá como tema “Experimentação científica acessível com o Arduino”. O acesso à sala deve ser feito pelo link abaixo:

 

 

 

Resumo da apresentação:

Com o advento dos computadores pessoais, surgiu a necessidade de simplificar a interface entre o mundo real (analógico) com o mundo digital (dados no computador). A solução, sempre foi desenvolver uma interface específica para cada problema. Surgiram algumas empresas que se especializaram em criar interfaces “genéricas”, onde era possível programá-las para se adaptar às necessidades dinâmicas de um laboratório científico. Por serem um dispositivo de nicho e de alta tecnologia eram caros e inacessíveis para laboratórios ou atividades de ensino. Em 2005, projetistas italianos desenvolveram uma placa eletrônica programável, com o objetivo de ajudar artistas digitais a criar obras de arte interativas. Essa placa recebeu o nome de Arduino e foi desenvolvida sob a filosofia open source. Uma obra de arte interativa consiste em um conjunto de sensores e atuadores. Os sensores detectam dados do mundo real, temperatura, toque, posição etc. O Arduino pega esses dados e manda os atuadores agirem para dar a resposta desejada ao espectador. De forma simples, podemos imaginar que o sensor possa ser um termômetro e o atuador uma resistência de um forno. Assim temos um sistema de controle e registro da temperatura de um forno. Por ser uma plataforma de código aberto, surgiram inúmeros modelos com tamanhos diferentes e sensores e atuadores que já vêm embutidos na própria placa. Nesse seminário eu irei apresentar diferentes modelos de Arduino e como é feita a programação do mesmo. Depois apresentarei ferramentas que simplificam o processo de programação e aquisição de dados diretamente no computador. Por fim, para mostrar a versatilidade e capacidade do Arduino, irei apresentar equipamentos científicos e experimentos baseados no Arduino.

 

Sobre a Ilum:

A Ilum oferecerá um único curso de bacharelado em ciência, tecnologia e inovação em período integral, com duração de três anos, com imersão gradativa no ambiente de pesquisa e de inovação tecnológica de ponta do CNPEM. O currículo contemplará os seguintes campos: linguagens matemáticas; ciências da vida, ciências da matéria, humanidades e empreendedorismo. Durante os primeiros dois anos, haverá aulas teóricas e práticas no prédio sede da Ilum com imersão gradual no CNPEM, e o terceiro ano será dedicado exclusivamente ao desenvolvimento de projetos no CNPEM.

O plano pedagógico da Ilum baseia-se em um ensino de ciência aprofundado e inovador, fundamentado em metodologias ativas de ensino, aliadas a professores experientes e dedicados e a uma infraestrutura diferenciada. O seu objetivo é que os alunos se tornem profissionais engajados em problemas interdisciplinares, com formação sólida em linguagens matemáticas e computação e conhecimento em ciências da vida e da matéria, humanidades e empreendedorismo, que possam ser aplicados a diversos temas da atualidade.

O curso foi recentemente avaliado pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão assessor do MEC, e obteve nota máxima em todos os quesitos. A avaliação considerou aspectos acadêmicos, como a proposta curricular, a infraestrutura e o corpo docente, e ainda o perfil socialmente abrangente dos alunos ingressantes.

 


Divulgação

 
 

 

 

Temos 85 visitantes e Nenhum membro online

Superintendência Regional de Ensino de Passos

Rua Olegário Maciel, 479 - Centro

Passos / MG - CEP: 37.900-902

Telefones de contato: (35)3211-4000/4001