Confira as ações realizadas pela E. E. Professora Izaura de Oliveira Vilela através da Literatura e Atividades Lúdicas visando o Fortalecimento das Aprendizagens para o ano letivo de 2021 !

A reflexão sobre a Literatura e a realização de atividades lúdicas como prática interdisciplinar no Ensino Fundamental e Médio, proporciona um aprendizado mais prazeroso, bem como estimula a formação de leitores críticos e ainda permite a evolução das habilidades socioemocionais. Além disso, a literatura auxilia na construção de uma ponte entre a realidade e o mundo da fantasia permitindo o desenvolvimento de valores e emoções.

Em observância aos impactos educacionais impostos aos nossos estudantes em decorrência do isolamento social, a Secretaria de Estado de Educação propôs um conjunto de ações visando o Fortalecimento das Aprendizagens para o ano letivo de 2021, a partir do estudo dos materiais a Escola Estadual Professora Izaura de Oliveira Vilela propôs ações que pudessem contribuir para o aprendizado global do educando, propondo uma abordagem interdisciplinar onde os conteúdos possam ser articulados em várias disciplinas.

Para a formalização do Plano de Ação um estudo foi realizado entre as supervisoras, docentes e alunos e a primeira ação proposta foi um trabalho literário com o livro “O pequeno Príncipe”, esta ação perpassou por todos os conteúdos, a proposta é o desenvolvimento de trabalhos, relacionados a interpretação, formas e linhas, astronomia, valores, cooperação, diálogo, família, permeado por muita ludicidade, proporcionando ao educando uma aprendizagem mais significativa e uma ponte entre os conteúdos através de uma abordagem lúdica e interdisciplinar.

O fortalecimento da aprendizagem só é possível por meio do trabalho cooperativo, onde se possa relacionar tudo que se é estudado à realidade do educando, pois, é através dessa associação que o conteúdo passa a ter sentido para o educando, é a partir do momento em que conhecemos a necessidade de cada educando podemos proporcionar a melhoria na qualidade da educação, principalmente nesse momento em que vivemos.

É importante criar oportunidades, explorar maneiras criativas de oferecer experiências significativas de aprendizagem para os educandos e a adoção de atividades interdisciplinares e estratégias mais flexíveis oportuniza a continuidade de desenvolvimento das habilidades mesmo em meio ao distanciamento social.

O projeto Fortalecimento das Aprendizagens sinalizou um apoio pedagógico complementar com o objetivo de melhorar o diálogo mesmo à distância, estimular a aprendizagem de forma lúdica e o engajamento dos alunos, envolver a família no processo de ensino aprendizagem para que possamos vencer os obstáculos impostos pela distância física e continuar desenvolvendo habilidades necessárias à formação integral dos alunos, em seus âmbitos social, emocional, físico e cognitivo!

por Solange Cristian Ferreira Costa