Terá início a aplicação da Segunda Avaliação Trimestral 2021. Caracterizada como formativa e realizada ao longo do processo de ensino, a Avaliação Trimestral dará subsídios ao professor para constatar se os objetivos de aprendizagem estabelecidos foram atingidos pelos estudantes, bem como levantar dados para que se possa realizar um trabalho de recuperação fazendo as mediações necessárias para que as aprendizagens aconteçam.

A Segunda Avaliação Trimestral acontecerá entre os dias 30 de agosto e 17 de setembro de 2021. Sua aplicação ocorrerá de duas maneiras distintas: online e impressa. Na aplicação online, os estudantes terão acesso aos cadernos de prova por meio do aplicativo Conexão Escola 2.0 ou via Web. Na aplicação impressa, destinada aos estudantes que não possuem dispositivos/equipamentos e/ou acesso à internet, os cadernos de teste serão entregues juntamente com o material impresso do PET 3.

Reiteramos que a aplicação da Segunda Avaliação Trimestral é obrigatória pelas escolas estaduais e reforçamos que é de suma importância que todos os estudantes participem, cabendo, assim, à escola oportunizar as condições adequadas aos seus estudantes para sua realização.

Os cadernos de testes do ensino regular e das turmas de correção de fluxo foram enviados às Superintendências Regionais de Ensino através de compartilhamento no Google Drive e encontram-se disponíveis para download, no Portal do Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação Pública - SIMAVE, tanto para escolas estaduais quanto para as Regionais, desde 20/07/2021. Ressaltamos que a disponibilização dos arquivos através do drive foi realizada de forma a auxiliar às Regionais no compartilhamento dos cadernos de testes, sendo que o acesso das escolas para download dos arquivos deve sempre ser incentivado via login no portal SIMAVE.

Os cadernos de testes das turmas de Educação de Jovens e Adultos serão disponibilizados para as Superintendências Regionais de Ensino através de compartilhamento no Google Drive e estarão disponíveis para download, no Portal do Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação Pública - SIMAVE a partir do dia 24/08/2021 e sua aplicação será opcional para as escolas.

Reforçamos a importância de organização das Escolas para impressão imediata dos cadernos de teste, assim como organização para realização pelos estudantes e o recolhimento dos mesmos, considerando que não haverá extensão de prazo para lançamento das respostas, sendo que o processo de lançamento de respostas terminará, impreterivelmente, no dia 17/09/2021, ou seja, no mesmo prazo de término da aplicação da Segunda Avaliação Trimestral no formato online.

Fonte: Memorando.SEE/DAVE.no 82/2021

por Daniele Helena Bonfim Borges