Para quem está antenado(a) com as inovações do "Novo Ensino Médio", acabamos de ter mais uma Live de altíssimo nível, com convidados pra lá de qualificados!

 

No último dia 26/06/2021, sábado letivo no calendário mineiro, a Escola Estadual São José, na presença do Diretor, Fabiano Amorim Costa, sua equipe pedagógica, composta pelos vice diretores, Gledson do Nascimento e Wendell Pereira de Castro; a vice diretora Diana Carolina Souza, pelas especialistas Eliete Aparecida de Carvalho Moreira, Lidiane Aparecida Ferreira Silva e Raquel Aparecida de Morais, os Palestrantes convidados, Samuel Rocha de Melo, Técnico em Segurança do Trabalho, Fernando Caetano, Consultor de Tecnologia e Analista Desenvolvedor para empresas de grande porte; alguns convidados especiais, como a filha e o genro do palestrante Fernando Caetano, que residem nos EUA; e os alunos do EM integral da escola que abrilhantaram o dia com muito entusiasmo e interesse.

 

Após as apresentações costumeiras, tivemos a primeira palestra do sábado, com o Técnico em Segurança do Trabalho, Samuel Rocha de Melo.

 

O Técnico palestrante discorreu sobre as peculiaridades de sua profissão e do contexto do mercado de trabalho, bem como sobre os riscos inerentes a ele, média salarial e outras questões.

 

Os alunos participaram ativamente com perguntas, curiosidades e questionamentos, dos quais Samuel respondeu prontamente com exemplos e muito conhecimento da área em que atua.

 

 

 

 

Logo em seguida, o Diretor Fabiano, agradeceu a apresentação da palestra de Samuel e deu continuidade ao evento, apresentando o segundo palestrante do sábado, o Analista de Sistemas, Fernando Caetano.

 

Fernando apresentou sua palestra com muito desprendimento de quem é mestre na área.

 

 

 

 

Pontuou a importância e grande relevância da tecnologia, seu uso e necessidade de atualização constante, nas relações humanas. Também falou sobre as vantagens e facilidades de se atuar como TI, como o fato de se ter mais flexibilidade no trabalho. Deu seu testemunho sobre as dificuldades enfrentadas no início da carreira, comuns a quem está começando a trilhar caminhos para essa profissão. Citando como exemplo a dificuldade financeira. Porém tais dificuldades devem ser encaradas com naturalidade e mesmo necessárias ao crescimento profissional.

 

As palestras do período da manhã foram encerradas assim: com os alunos participando ativamente, os palestrantes dando um show de conhecimento e todos com muitas expectativas positivas de novas palestras e mais aprendizado.

 

O Diretor, Fabiano Amorim Costa, deu por encerradas as apresentações da manhã, agradecendo aos palestrantes, sua equipe e a todos os presentes.

 

No período da tarde aconteceu mais uma Live de peso, com o palestrante Anderson Jacob Rocha.

 

O tema trabalhado junto aos alunos e professores foi: O Futuro e a profissão: O que fazer na vida em tempos de "cringe"?".

 

Tema conduzido magistralmente pelo professor e palestrante da tarde, Anderson Jacob Rocha.

 

 

 

 

 

Anderson despertou nos alunos, grande interesse sobre a pauta! E esses cientes das dificuldades que enfrentam no dia a dia, desdobrando o tempo entre estudo e trabalho, encarando o fator desemprego e baixos salários, constataram ser essa realidade muito comum a grande maioria dos jovens brasileiros. Apesar dessa realidade não se mostrar atraente, a união entre apoio familiar, fazer pedagógico, aliado a garra e a vontade de aprender e crescer dos nossos jovens, podem surpreender para um futuro mais promissor. Para isso é preciso ter comprometimento, buscar informações relevantes, buscar uma boa formação profissional, refletir e agir sobre a realidade em que vivemos hoje.

 

E assim termina as apresentações e palestras do sábado letivo. A Escola Estadual São José e sua equipe fizeram a diferença na vida dos jovens alunos e na sociedade, mais uma vez!

 

Parabéns à Escola Estadual São José e a toda Comunidade Escolar!

 

 


por Angela Maria Rodrigues Silveira

 

 

 

Temos 283 visitantes e Nenhum membro online

Superintendência Regional de Ensino de Passos

Rua Olegário Maciel, 479 - Centro

Passos / MG - CEP: 37.900-902

Telefones de contato: (35)3211-4000/4001