O Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais, Organização Social vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), traz à luz sua mais nova iniciativa: A Ilum Escola de Ciência. Sem fins lucrativos e com financiamento do Ministério da Educação (MEC), a Ilum é uma escola de graduação criada para formar profissionais aptos a atuar em áreas que exigem sólida base científica e tecnológica.

Atualmente a Ilum está finalizando a fase de contratação de seus professores, e os próximos passos para sua implantação envolvem a preparação e treinamento de seu corpo docente. Como forma de fundamentar e alimentar este processo de amadurecimento pedagógico, a Ilum passará a promover um ciclo de discussões sobre temas ligados a ensino, ciência, tecnologia e inovação, os “Diálogos Ilum”.

Voltado para educadores, potenciais alunos e demais interessados por ciência e ensino, os diálogos serão realizados online, sempre às quintas-feiras, às 16h. A próxima edição dos “Diálogos Ilum” acontecerá em 22 de julho, com a participação de Luis Marques (Unicamp) e terá como tema “Pontos Críticos e Alças de Retroalimentação. Conceitos multidisciplinares”. O acesso à sala deve ser feito pelo link abaixo:

Resumo da apresentação:

Pontos Críticos e Alças de Retroalimentação. Conceitos multidisciplinares

Pensamento qualitativo e pensamento quantitativo são estratégias mentais essencialmente diferentes. Diante de um quadro, não se trata de medi-lo ou de inventariar o número de objetos representados. A interpretação de uma obra de arte não é e não se pretende científica. Ela é validada, para usar o termo consagrado por Bernhard Berenson, pelo “senso de qualidade” do intérprete, decorrente de uma sensibilidade historicamente educada pelo convívio comparativo com muitos objetos artísticos. Uma boa interpretação gera um juízo retoricamente persuasivo, que, como adverte ainda Berenson, “não pertence à categoria das coisas demonstráveis”. Já o próprio da ciência é a demonstração de proposições quantitativas que só admitem contestação por outras proposições quantitativas. Um terreno comum às humanidades e à ciência é, contudo, o fato de terem por objeto o exame de sistemas dinâmicos. As formas e ritmos de transformação na história, nos ecossistemas, na seleção natural ou no sistema Terra guardam analogias relevantes. Duas formas centrais dessas dinâmicas são as alças de retroalimentação e os pontos críticos. A palestra deve explorar a interação entre esses conceitos em ambas as áreas do saber, com ênfase nas atuais mudanças climáticas.

Sobre a Ilum:

A Ilum oferecerá um único curso de bacharelado em ciência, tecnologia e inovação em período integral, com duração de três anos, com imersão gradativa no ambiente de pesquisa e de inovação tecnológica de ponta do CNPEM. O currículo contemplará os seguintes campos: linguagens matemáticas; ciências da vida, ciências da matéria, humanidades e empreendedorismo. Durante os primeiros dois anos, haverá aulas teóricas e práticas no prédio sede da Ilum com imersão gradual no CNPEM, e o terceiro ano será dedicado exclusivamente ao desenvolvimento de projetos no CNPEM.

O plano pedagógico da Ilum baseia-se em um ensino de ciência aprofundado e inovador, fundamentado em metodologias ativas de ensino, aliadas a professores experientes e dedicados e a uma infraestrutura diferenciada. O seu objetivo é que os alunos se tornem profissionais engajados em problemas interdisciplinares, com formação sólida em linguagens matemáticas e computação e conhecimento em ciências da vida e da matéria, humanidades e empreendedorismo, que possam ser aplicados a diversos temas da atualidade.

O curso foi recentemente avaliado pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), órgão assessor do MEC, e obteve nota máxima em todos os quesitos. A avaliação considerou aspectos acadêmicos, como a proposta curricular, a infraestrutura e o corpo docente, e ainda o perfil socialmente abrangente dos alunos ingressantes.