Os Professores de Língua Portuguesa da E. E. José Severiano Filho, desde agosto de 2020, estimulam a leitura de seus alunos. Confira a matéria!

 

Para Manoel de Barros "A maior riqueza do homem é a sua incompletude". Pensando nessas palavras do poeta e procurando desenvolver cada vez mais o hábito de leitura em seus alunos, os professores da Escola Estadual José Severiano Filho: Daniel Mariano e Eliane Viana Gomes dos Reis, decidiram incentivar seus alunos com o projeto: "Encontros e leituras", a fim de conscientizar os estudantes de que a leitura deve ser algo diário e indispensável na busca de novas completudes e saberes. Para isso, os encontros acontecem todas as quartas das 18h às 19h sem cobrança de participação de forma online.

 

"Precisamos de um momento para que os alunos possam estimular a sua criatividade, desenvolver a sua imaginação, trabalhar o seu vocabulário, diminuir o estresse e ter com quem partilhar suas angústias." relata a professora Eliane.

 

"Nossos encontros são sempre regados de muitos poemas, crônicas e resenhas literárias e textos autorais, deixando livre o que cada aluno gostaria de falar daquele momento." nos informa o professor Daniel.

 

Dessa forma, os professores estimulam os alunos a buscarem novos autores, a conhecer outras obras, compartilharem suas leituras, fazerem seus próprios poemas, colaborando assim, com ações que favoreçam outras áreas de seu conhecimento.

 

Sempre começamos nossos encontros falando sobre um autor e sobre uma escola literária. Após esse primeiro momento é mencionado livros referentes ao autor citado e logo após abrimos nosso encontro para as leituras escolhidas pelos alunos.

 

Nesse sentido, o uso das mídias digitais tem nos possibilitado uma proximidade com nossos alunos e consequentemente nos ajudado a sermos mais presentes nesse momento tão difícil que estamos enfrentando na educação.

 

Acreditando que os livros são ótimos companheiros nesse momento, o projeto foi criado com intuito de estimular os alunos e os professores a se unirem e amenizarem os impactos negativos desse momento.

 

 

O projeto “Encontros e Leituras” é uma partilha de leituras e experiências humanas entre alunos e professores tendo os livros de diferentes gêneros como ponto de partida para reflexões, conversas e o resgate do trabalho de autores que, infelizmente, andam esquecidos, como é o caso da poetisa mineira Henriqueta Lisboa.

 


por Daniel Mariano
e Eliane Viana Gomes dos Reis

 

 

Temos 147 visitantes e Nenhum membro online

Superintendência Regional de Ensino de Passos

Rua Olegário Maciel, 479 - Centro

Passos / MG - CEP: 37.900-902

Telefones de contato: (35)3211-4000/4001