Ao cordialmente cumprimentá-los, me apresento, sou Liziany Müller, professora Universidade Federal de Santa Maria, e estou coordenando o programa de extensão “Temas Emergentes e Ensino Híbrido para Educação Básica” para profissionais que atuam nas escolas de educação básica de demais interessados, na perspectiva de refletir e instrumentalizar sobre os diferentes temas emergentes e o Ensino Híbrido no contexto escolar, durante a pandemia.

 

O programa teve sua abertura dia 01/07 e estamos convidando interessados nas temáticas para ingressarem no programa!

 

A elaboração do nosso programa de extensão é uma iniciativa de possibilitar o desenvolvimento de estratégias para a oferta de um ensino democrático na educação básica, com vistas a assegurar o direito à aprendizagem de qualidade, permitindo a troca de saberes enriquecendo a construção de conhecimento dos envolvidos e a articulação da interação da comunidade escolar com a Universidade, com uma visão multidisciplinar e crítico-reflexiva.

 

O programa é totalmente gratuito, e serão ofertados dezoito cursos independentes (Quadro 01). A metodologia de cada curso de capacitação (40 horas) funcionará da seguinte maneira: leitura dos materiais instrucionais no Google Sala de Aula (totalizando 37 horas) e participação dos dois encontros virtuais pelo Canal Capacitação Digital UFSM (1h30min cada, totalizando 3 horas), cuja participação é obrigatória para certificação.

 

Serão ofertados três opções de cursos de capacitações mensalmente (de julho a dezembro de 2021). Mensalmente estaremos mandando e-mail com o endereço do link para inscrições.

 

Segue nosso cronograma para o mês de julho:

 

Inscrições: até 12/07/2021

 

 

► Período do(s) curso(s): 10/07/2021 a 30/07/2021;

► Carga Horária por curso: 40 horas;

► Metodologia: o(s) curso(s) serão desenvolvido(s) online pelo ambiente virtual Google Sala de aula (37 horas) com dois encontros virtuais pelo Canal Capacitação Digital UFSM (das 19h às 20:30h, totalizando 3 horas); 

 

Opções de Cursos do Mês de Julho/2021 e datas dos encontros virtuais:

 

  1. Ensino Híbrido na educação básica: reflexões em tempos de pandemia.

Encontros virtuais (19h às 20:30h):

13/07/2021: Palestra: Escolhendo os modelos híbridos: Dos sustentados aos disruptivos. Esp. Simone Alves (Youtube).

27/07/2021: Palestra: Planejar e Avaliar no Ensino Híbrido: perspectivas para a educação básica. Dra Profa Alanna Oliveira Pereira Carvalho (Youtube).

 

  1. Alimentação e promoção da saúde no ambiente escolar.

Encontros virtuais (19h às 20:30h):

14/07/2021. Palestra: Fome de quê? Desafios da segurança e soberania alimentar em tempos de Pandemia. Dra Profa Gisele Martins Guimaraes (Youtube).

28/07/2021. Palestra: O papel da comunidade escolar na promoção da alimentação adequada, saudável e sustentável. Dra Profa Vanessa Ramos Kirsten (Youtube).

 

  1. Comunicação não violenta e mediação de conflitos.

Encontros virtuais (19h às 20:30h):

15/07/2021: A escuta como forma de produzir laço: Comunicação Não-Violenta. Me. Profa Márcia Regina Marchezan (Youtube).

29/07/2021Palestra: Comunicação não violenta e Educação. Dr. Prof.  Marcelo Pelizzoli  (Youtube).

 

Mensalmente mandaremos links de inscrições para os próximos meses. Após até sessenta dias do término de cada curso, será disponibilizado o certificado de participação dos cursistas:

 

 

Estamos a disposição em caso de dúvidas (WhatsApp 55 992219177 com profe Liziany). 

 

Atenciosamente,  

 

Santa Maria, 07 de julho de 2021.

 

Miriele Fountora

Doutoranda Geografia - Universidade Federal de Santa Maria 

 

 

Quadro 1 Descrição dos dezoito cursos de capacitação para escolas da educação básica, do “Programa Temas Emergentes e Ensino Híbrido para Educação Básica”. 

 

Período

Encontros Virtuais

(19h às 20h30min)

Cursos de capacitação (independentes com duração de 40 horas cada) aberto a todos servidores municipais.

Julho

10/07/2021

a

30/07/2021

 

 

13/07/2021 

27/07/2021 

1- Ensino Híbrido na educação básica: reflexões em tempos de pandemia. 

Instrutores: Dra. Daniele da Rocha Schneider; Me. Raiane da Rosa Dutra; Acad. Rafael F. Da Encarnação. 

Objetivo Geral:Promover reflexões sobre o Ensino Híbrido e sua aplicação no ensino básico em tempos de pandemia. 

Objetivos Específicos: Conhecer os pressupostos teóricos do Ensino Híbrido; Conhecer os modelos do Ensino Híbrido e suas características; Analisar o papel das tecnologias digitais no Ensino Híbrido; Problematizar o planejamento e avaliação no Ensino Híbrido na Educação Básica; Refletir sobre os desafios e benefícios do Ensino Híbrido. na Educação Básica. 

Programa: 

(1)Pressupostos teóricos do Ensino Híbrido; 

(2)Modelos de Ensino Híbrido; 

(3)Tecnologias digitais no Ensino Híbrido; 

(4)Implantação do ensino híbrido: benefícios e desafios. 

14/07/2021

28/07/2021

2. Alimentação e promoção da saúde no ambiente escolar. 

Instrutores: Esp Claúdia M. da Rosa Gonçalves; Dra Iolanda F. S. Araujo; Dra Alessandra Regina Müller Germani. 

Objetivo Geral: Capacitar para compreender o contexto que envolve a alimentação e a promoção da saúde no ambiente escolar, contribuindo assim para o aprimoramento das práticas até então desenvolvidas nestes espaços.          

Objetivos Específicos: Debater conteúdos relacionados as origens e conceitos da alimentação; a situação alimentar e fome no país e no mundo e os desafios alimentares a serem enfrentados no século XXI; Traçar o percurso histórico da alimentação escolar no país, com especial destaque as principais políticas públicas que foram sendo criadas ao longo dos anos e o impacto destas no ambiente escolar; Estudar conteúdos referentes a alimentação escolar e a Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional compreendendo que a escola como um espaço promotor de práticas alimentares saudáveis com vistas a promoção da saúde e a melhoria da qualidade de vida das crianças e jovens antes e durante a pandemia; Discutir o papel dos diferentes atores (gestores, professores, merendeiras, etc) envolvidos no processo de planejamento, compras e aquisição, preparo, consumo, descarte da alimentação escolar antes e durante a pandemia, bem como a merenda escolar como uma prática promotora da saúde.      

Programa: 

(1)Alimentação: origens e conceitos; situação alimentar e fome no país e no mundo; desafios alimentares no século XXI; 

(2)Alimentação escolar: contexto histórico; principais políticas públicas relacionadas a alimentação escolar no país; 

(3)Alimentação escolar e a Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional: o espaço escolar e as práticas alimentares saudáveis com vistas a promoção da saúde e a melhoria da qualidade de vida das crianças e jovens antes e durante a pandemia; 

(4)Alimentação escolar e seus principais atores: papel dos envolvidos no processo de planejamento, compras e aquisição, preparo, consumo, descarte da alimentação escolar antes e durante a pandemia; a Merenda escolar como uma prática de promoção de saúde. 

15/07/2021

29/07/2021

3. Comunicação não violenta e mediação de conflitos. 

Instrutores: Lic. Nalini Maiquiéli Castilhos Lampert; Tec. Karine da Silva Dutra; Me Rosiele Encarnação; Acad. Waleska A. Machado. 

Objetivo Geral: Demonstrar que existe uma linguagem capaz de gerar a compreensão através de argumentos e propostas conciliadoras.         

Objetivos Específicos: Instrumentalizar para trabalhar como facilitadores de diálogos em situações de crise. 

Capacitar para resolução de conflitos através da mediação.        

Programa: 

(1)Conceitos. 

(2)Comunicação; Resolução de Conflitos; 

(3) Autoconhecimento; Sentimentos; Autodisciplina;  

(4)Círculo da Paz. 

Agosto

03/08/2021

a

27/08/2021

 

 

10/08/2021

24/08/2021

1- Uso de tecnologias digitais para gravar e editar áudios e videoaulas. 

Instrutores: Me Rosiele Encarnação; Dra Iolanda F. S. Araujo; Me. Raiane da Rosa Dutra; Acad. Rafael F. Da Encarnação. 

Objetivo Geral: Capacitar para elaboração de aulas/palestras em formato de vídeo ou áudio, através de diferentes tecnologias digitais, viabilizando o compartilhamento em diferentes ambientes virtuais, redes sociais e sites;  

Objetivos Específicos: Instrumentalizar em diferentes ferramentas digitais para na elaboração de aulas/palestras em formato de vídeo ou áudio; Auxiliar participantes para o planejamento e desenvolvimento de disciplinas no ensino remoto; Atender as demandas de elaboração de materiais interativos geradas a partir do ensino remoto. 

Programa: 

(1)Gravação de videoaula com o OBS Studio. Instalação, configuração, como fazer Chroma Key e gravação de videoaula com o software OBS Studio para utilização no processo de ensino aprendizagem.  

(2)Gravação de videoaula com Loom.  Instalação, configuração, funcionalidades, gravação e publicação de videoaula com o aplicativo Loom. 

(3)Edição de vídeo com Shotcut e OpenShot; Instalação; Acesso; Interface; Funcionalidades; Importação, Corte, inserção de textos, fotos e músicas; Exportação; Publicação do vídeo editado com os softwares Shotcut e OpenShot. 

(4)Produção de podcasts com Anchor. Instalação; Interface do aplicativo; Planejamento, Roteiro, Estrutura, Gravação e Publicação do Podcast com o software Anchor. 

11/08/2021

25/08/2021

2- Desafios da gestão escolar no ensino híbrido durante a pandemia. 

Instrutores: Dra. Silvana Zancan; Tec. Karine da Silva Dutra; Lic. Nalini Maiquiéli Castilhos Lampert. 

Objetivo Geral: Compreender os desafios e as possibilidades da gestão escolar no ensino híbrido durante a pandemia e as ações propostas para atender a BNCC. Planejar e identificar o processo de ensinar e aprender no contexto da pandemia; 

Objetivos Específicos: Identificar ações didático-metodológicas de forma criativa e estimulante para o estudante no ensino híbrido; Evidenciar como ocorre o planejamento das aulas, de acordo com a BNCC e os desafios no contexto de pandemia; Debater a qualificação docente, no que refere às tecnologias digitais e educacionais para o ensino híbrido; Estudar as metodologias colaborativas para o ensino e a aprendizagem no ensino híbrido; Discutir como acontece a supervisão de pais/familiares na aprendizagem do estudante no ensino híbrido; Evidenciar e sinalizar as estratégias organizacionais, estruturais, administrativas e financeiras da escola para o ensino híbrido; Debater o processo de avaliação da aprendizagem no ensino híbrido; Discutir e propor ações para a qualidade do ensino híbrido, bem como, a sua permanência, por meio de parcerias com os órgãos municipais, estaduais e federais. 

Programa: 

(1)Diálogo e planejamento do processo de ensino e de aprendizagem no sistema híbrido na Educação Básica; 

(2)BNCC e seus desafios no atual contexto; 

(3)Organização educacional, estrutural, administrativa e financeira da escola para o ensino híbrido; 

(4)Avaliação da aprendizagem no ensino híbrido. 

12/08/2021

26/08/2021

3.Relações Humanas no contexto escolar: a importância da inteligência emocional no trabalho em equipe. 

Instrutores: Me. Juliane Paprosqui; Me. Marcia Migliori; Acad. Waleska A. Machado. 

Objetivo Geral: Aprimorar, por meio das Relações Humanas baseadas na Inteligência Emocional o convívio das pessoas nos diversos grupos sociais de que participam. 

Objetivos Específicos: Estudar os conceitos relativos as Relações humanas, e inteligência emocional dentro de trabalho em equipe; Conhecer como as relações humanas harmoniosas são essenciais para organização de trabalho em equipe no ambiente escolar; Identificar, por meio da inteligência emocional, como gerenciar melhor os sentimentos e emoções envolvidas nas relações interpessoais dentro da organização escolar; Compreender a importância do trabalho em equipe em para atingir metas, alcançar os propósitos e trazer resultados positivos para determinado grupo de pessoas. 

Programa: 

(1)Relações Humanas e Interpessoais;Relações Humanas e grupos;Exemplos de relações humanas;Texto sobre relações humanas. 

(2)Autoconhecimento; A importância do autoconhecimento profissional e pessoal;Benefícios do autoconhecimento;Treinamento de autoconhecimento. 

(3)O que é a inteligência emocional e para que serve?Como desenvolver a inteligência emocional?Quais são os 5 pilares da inteligência emocional? 

(4)Trabalho em equipe. O que é? Como funciona o trabalho em equipe.Motivando a sua equipe. A importância do trabalho em equipe.Como desenvolver o espírito de equipe no trabalho. 

Setembro

31/08/2021

a

24/09/2021

 

 

08/09/2021

22/09/2021

 

1- Boas Práticas de Fabricação na Alimentação Escolar 

Instrutores: Esp Claudia M. da Rosa Gonçalves; Dra Alessandra Regina Müller Germani; Acad. Waleska A. Machado; Dra Iolanda F. S. Araujo. 

Objetivo Geral: Compreender as questões relacionadas a segurança alimentar no processo de elaboração dos alimentos, nas formas de armazenamento e conservação e em outros importantes conceitos e práticas relacionadas ao ambiente escolar. 

Objetivos Específicos: Compreender o que são alimentos seguros; Conhecer os estágios de contaminação dentro da cozinha bem como eliminá-los ou combatê-los. 

Programas: 

(1)       O que são as Boas Práticas de Fabricação. 

(2)       Contaminantes nos alimentos. 

(3)       Higiene e saúde dos manipuladores e ambiente de preparo. 

(4)       Rotinas na cozinha para promoção da saúde e segurança dos alimentos. 

09/09/2021

23/09/2021

 

2. Uso de tecnologias digitais para realizar lives para aulas, aulas abertas webinar e eventos. 

Instrutores: Me Rosiele Encarnação; Me. Raiane da Rosa Dutra; Acad. Rafael F. Da Encarnação. 

Objetivo Geral: Capacitar em diferentes plataformas que possibilitam a realização de live streaming, ampliando as estratégias de ensino através da comunicação em tempo real.      

Objetivos Específicos: Instrumentalizar em diferentes plataformas para gravar e editar aulas, aulas abertas, webinar e eventos;Auxiliar participantes para o planejamento e desenvolvimento de disciplinas, webinar e eventos no ensino remoto; Atender as demandas geradas a partir do ensino remoto; 

Programa: 

(1)Facebook Live – configuração e acesso do recurso de streaming, que permite transmitir um vídeo ao vivo para o público, por meio do perfil pessoal ou da página da instituição, a fanpage. YouTube Live - configuração e acesso utilizando o recurso do YouTube; Transmitir um vídeo em tempo real.  

(2)OBS Studio - configurações de vídeo e áudio; Inserir webcam, slides, vídeo na gravação; codificação de imagens e transmissão para plataformas de streaming de vídeo, como YouTube e Facebook.  

(3)StreamYard– acesso e configuração da plataforma para realização de lives com mais de uma pessoa; criação de banners com o título da transmissão e compartilhamento de tela. 

(4)Webex e Webconferência BigBlueButton - Configurações; Acesso; Interface; e Gerenciamento do recurso de sistema de conferência web do Moodle. Google Meet– acesso e configuração de videoconferência online e projeção de material didático e compartilhamento de tela, por meio das redes sociais. Instagram e Telegram – acesso, configuração, envio e recebimento de mensagens instantâneas para mensageiros do Instagram e Facebook. 

10/09/2021

24/09/2021

 

3. Direitos autorais e licenças abertas: utilização de materiais didáticos no ensino híbrido. 

Instrutores: Dra Daniele da Rocha Schneider; Tec. Karine da Silva Dutra; Lic. Nalini Maiquiéli Castilhos Lampert. 

Objetivo Geral: Conhecer a Lei Nº 9610/98, que regula os direitos autorais no Brasil e aprofundar os conhecimentos sobre as Licenças Abertas para utilização e produção de materiais didáticos no ensino híbrido. 

Objetivos Específicos: Conhecer a Lei dos Direitos Autorais (Lei brasileira, 9.610/98); Conhecer os tipos de Licenças Abertas (Creative Commons, GNU General Public License, Copyleft); Analisar recursos educacionais que podem ser utilizados na produção de material didático sem infringir os direitos autorais; Entender a diferença entre recurso educacional aberto e recurso educacional gratuito. 

Programa: 

(1)Direitos Autorais: Lei 9.610/98 Licenças Abertas: Creative Commons, GNU General Public, License, Copyleft; 

(2)Recursos educacionais: utilização e produção de material didático no ensino híbrido; 

(3)Repositórios de Recursos Educacionais Abertos; 

(4)Conhecer repositórios de Recursos Educacionais Abertos como  alternativa ao uso de obras protegidas para produção de material didático no ensino hibrido. 

Outubro

04/10/2021

a

29/10/2021

 

 

15/10/2021

22/10/2021

1. Uso de tecnologias digitais para elaboração de materiais didáticos diferenciados. 

Instrutores: Me Rosiele Encarnação; Me. Raiane da Rosa Dutra; Acad. Rafael F. Da Encarnação. 

Objetivo Geral: Capacitar em ferramentas para produção e desenvolvimento de material didático dinâmico e interativo, despertando o interesse, as necessidades e diferenças dos estudantes.     

Objetivos Específicos: Instrumentalizar em diferentes plataformas para planejamento e elaboração de material didático para o ensino remoto; Auxiliar participantes para o planejamento e desenvolvimento de disciplinas no ensino remoto. Atender as demandas geradas a partir do ensino remoto. 

Programa:  

(1)Gamificação das aulas com mentimeter/Kahoot/ acesso e configuração de novas formas de interação educacional, jogos para questionários, áudios, vídeos em aula, enquetes e testes de múltipla escolha, por meio das plataformas mentimeter/kahoot. 

(2)Mapas mentais: Cmap Tools e Freeplane– acesso e configuração de ferramentas para estudo, por meio de software e recursos de desenho. Podem ser usados para anotações em aulas e palestras, discussões estilo brainstorm, resumos de livros e outros materiais, organização do pensamento, indexação de grandes volumes de informação, etc. Atividade interativa H5P do Moodle – configuração, acesso e usabilidade do recurso H5P do moodle para criação de conteúdo interativo, como vídeos, áudios, conjuntos de perguntas, apresentações e outras atividades pedagógicas. 

(3)Quadros colaborativos com miro/jamboard – configuração, acesso e usabilidade de quadro interativo, por meio de ferramentas de criação de histórias de usuário, mapas, planejamentos, desenhos de forma colaborativa.   

(4)História em Quadrinho: HagáQuê e Pixton – configuração, acesso e usabilidade de ferramentas on-line para construção de histórias em quadrinhos educacionais, por meio de softwares gratuitos. 

13/10/2021

27/10/2021

2. Recursos educacionais para a Educação infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental em época de pandemia: Algumas possibilidades de jogos online. 

Instrutores: Tec. Karine da Silva Dutra; Lic. Nalini Maiquiéli Castilhos Lampert; Acad. Waleska A. Machado. 

Objetivo Geral: Propor estratégias pedagógicas através de jogos online que assegurem durante o Ensino Híbrido o compromisso com a educação integral dos alunos da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental diante dos campos das experiências e das competências e habilidades específicas.       

Objetivos Específicos: Promover o diálogo entre docentes da Educação Infantil e Anos Iniciais na busca de estratégias educacionais que garantam a qualidade do ensino e da aprendizagem no Ensino Híbrido; Reconhecer e dialogar sobre as habilidades e competências da (Base Curricular Nacional Comum) BNCC da Educação Infantil e Anos Iniciais observando a importância dos jogos online, sobretudo nas séries iniciais; Propor e disponibilizar aos docentes estratégias metodológicas e recursos didático-pedagógicos que contribuam para o desenvolvimento das aulas da Educação infantil e Anos iniciais durante o período de Ensino Híbrido; Reconhecer situações de aprendizagem observando a contribuição dos jogos online para a articulação de experiências pedagógicas na Educação Infantil e Anos Iniciais.            

Programa: 

(1)       As habilidades e competências da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental propostas pela BNCC.  

(2)Jogos online: Sala de aula interativa, mediação, jogos, ferramentas digitais.Aula Síncrona no youtube. 

(3)Os jogos online como recurso pedagógico no desenvolvimento das habilidades e competências da Educação Infantil e Anos Iniciais:  

(4)Jogos online: Alguns jogos disponíveis e de acordo com a BNCC.Aula síncrona no YouTube. 

14/10/2021

28/10/2021

3. Aprendizagem baseada em problemas. 

Instrutores: Dr 

 

 


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