Alunos do 6º ano do ensino fundamental "Reg. 5" da E. E. Professor Joaquim Rodarte realizam apresentação teatral durante o REANP! Confira!


Alunos: Marina Oliveira Ramos e Edson Lucas Lacerda dos Reis

 

As habilidades essenciais propostas através do alfanumérico: "(EF69LP46) participar de (...) eventos de: (...) apresentações teatrais (...) dentre outros, tecendo, quando possível, comentários de ordem estética e afetiva." (currículo referência de MG – pág. 366) foram os elementos norteadores para construção da proposta de trabalho com a apresentação teatral desenvolvida com os estudantes do sexto ano do ensino fundamental "Reg. 5". Assim que propus o teatro para os alunos, vários acharam estranho a ideia, por estarmos em tempos de pandemia... mas expliquei para a turma que embora não possamos "aglomerar", não é impossível cada um na sua casa trabalhar de forma harmônica e colaborativa com os demais integrantes do teatro sob a coordenação do professor para que o "produto final", que seria a gravação do teatro, fosse concretizada.

 

De início exibi um vídeo contendo um teatro que realizei em 2020 (uma adaptação da obra: "Sítio do Pica Pau Amarelo" do autor: Monteiro Lobato), também durante a pandemia com alguns alunos dos sextos anos: "A, B, C" e sétimo ano "A". Então eles ficaram mais entusiasmados ainda, porque viram que não é impossível realizar esse tipo de trabalho, pois após a edição do vídeo, "tudo toma um rumo diferente" e cada "vídeo individual do aluno" gravado, vem se tornar de grande valia no trabalho final coletivo da turma.

 

A linguagem do teatro ajuda a experimentar, por meio da representação, outras realidades e infinitos pontos de vista e pode ser utilizada em qualquer lugar... Essa prática desenvolve técnicas de oratória, a expressão corporal e a interpretação de texto. O trabalho em equipe estimula a criatividade e ainda proporciona acesso a grandes clássicos da dramaturgia mundial e nacional.

 

Dezoito estudantes participaram do teatro. O período em que estamos "inseridos" requer de todos nós: alunos e professores, muita criatividade e "jogo de cintura" para lidarmos com o isolamento social e a "frieza" de passarmos horas e horas diante da tela de um computador e/ou celular.

 

A euforia dos estudantes foi total quando exibi o vídeo para a turma durante uma webconferência. A satisfação e a alegria foi plena com o retorno do "valoroso elenco" de adolescentes, que mesmo à distância contribuem para a realização de um trabalho árduo, porém muito gratificante por todos os funcionários desta conceituada Escola, na qual tenho muito orgulho em fazer parte do quadro de funcionários. Tudo consolida em um "tempo que pede para ser eterno!"


O vídeo com a encenação foi divulgado no YouTube e pode ser conferido abaixo: 

 

 

Reações dos Estudantes a respeito da aula

 

(Arthur Reis Cabral): "Para te contar a verdade, eu até chorei vendo o vídeo, porque foi mais ou menos o que aconteceu com uma família conhecida minha. Mas tenho esperança que o final para essa família seja o mesmo do teatro!"

 

(Edson Lucas Lacerda dos Reis): "Foi muito bom participar do teatro porque falou da necessidade de amar de verdade e a superar a timidez, melhorar a fala, interagir com os colegas. Foi um desafio que valeu a pena porque o resultado foi emocionante! Gostei muito!!!"


(Marco Túlio Castro Silva): "Foi uma experiência muito divertida. Nunca participei de um teatro e fiquei muito feliz de participar desse! Entendi mais os elementos que compõem uma peça e como podermos organizar uma. Muito obrigado pela oportunidade!"

 

(Kerolly Cristina da Silva): "Eu adorei participar, pois assim perdi minha vergonha! No início achei que não iria dar certo, pois estaria cada um na sua casa. Mas no final gostei muito do resultado!"

 

(Salomão Cardoso Rodrigues): "Eu aprendi que é importante ter mais amor ao próximo. O amor supera todas as dificuldades, porque esse é o principal tema do teatro, mas para mim supera qualquer diversidade que houver. Foi muito boa a proposta desse teatro porque também trabalhamos a amizade, muitas coisas do nosso cotidiano para tornar as pessoas melhores, a ter mais carinho com as pessoas..."

 

(Arthur Mendonça Lima): "Eu achei muito legal participar do teatro! Com esse trabalho, eu perdi um pouco a vergonha. Achei que ficou muito legal!!!"

 

(Júlia Lara Silva): "Gostei muito de fazer parte do teatro “on-line”. Sou tímida, mas gostei do resultado! Espero que possamos fazer mais!!!"

 

(Marina Oliveira Ramos): "Foi muito bom! Eu gostei bastante! Aprendi a valorizar as pessoas que amamos!"

 

(Jean Marcos Pedrosa Araújo): "Eu aprendi várias coisas: ter mais amor com o próximo e que todos os problemas podem ser resolvidos... tudo passa!!! Gostei também de trabalhar com meus colegas!"

 

(Lara Carvalho Silva): "Nesse teatro aprendi de certa forma como um relacionamento funciona. Foi muito interessante!!"

 

(Aryanne Martins de Oliveira): "Meu papel foi pequeno, mas pelo menos participei! Foi muito legal, pois me diverti muito!!! Entendi também que o relacionamento tem várias fases: briga, amor, carinho, etc)"

 

(Gabriela Moura da Silva): "Participar do trabalho foi muito divertido! Foi algo novo e inovador! Gostei muito de ter feito o cartaz, gravar, assistir o vídeo e conversar sobre o teatro na webconferência na aula de Língua Portuguesa."

 

(Enzo Gabriel de Paula): "Foi muito legal participar desse teatro! Aprendi a me expressar melhor e a não ter vergonha na frente dos outros. Se você tentar você vai conseguir!!!"

 

(Pedro Henrique Ferreira Gianasi): "Eu gostei muito de participar desse teatro! O amor é um sentimento muito bonito! É uma forma de lembrar sobre algo verdadeiramente nobre!!!"

 

(Isabella Silva Moraes): "Eu adorei! Foi uma experiência única e legal! Eu adoro desafios e foi muito legal participar da peça do teatro sobre o Dia dos Namorados. Usei minha criatividade na plaquinha que ficou muito legal! O vídeo também ficou ótimo! Adorei participar desse teatro on-line!"

 

(Luiza Viana de Sousa): "Eu gostei muito de ter participado!!! Foi uma experiência bem legal!!! Superei um pouco minha timidez e fiz uma coisa legal com os meus colegas! No começo do teatro, achei que não iria dar certo, por ser “on-line”. Mas no final achei que ficou bem legal. Foi muito interessante fazer parte dessa peça!!!!"

 

(Kauan Rodrigues de Almeida Gomes): "Foi muito legal!!! Nunca tinha feito um teatro! Aprendi que temos que amar o próximo de forma geral, independente de ser ou não namorados..."

 

(Miguel Lázaro Rosa): "Foi muito bom participar do teatro!"

 

 


por Divino Euzébio da Silva

 

 

Temos 29 visitantes e Nenhum membro online

Superintendência Regional de Ensino de Passos

Rua Olegário Maciel, 479 - Centro

Passos / MG - CEP: 37.900-902

Telefones de contato: (35)3211-4000/4001