A Diretora Ana Paula, da Escola Estadual Dr. Abílio Machado de Formiga, terá seu Mestrado publicado na forma de livro e que teve como cerne "A construção da oralidade/escrita em alguns gêneros escritos do discurso escolar".

A professora Ana Paula Santiago é formada em Letras pelo Centro Universitário Unifor-MG, Pós-graduada em Leitura e Produção de textos pela Uni-BH e Pós-graduada em Psicopedagogia pelo Unifor. O que a motivou a fazer o Mestrado em Linguagem, Cultura e Discurso, foi o desejo de trabalhar no Ensino Superior, o que realizou, logo após a conclusão do mesmo.

Trabalhou por 6 anos no Unifor-MG, com Língua Portuguesa, Literatura, Português Jurídico, Linguística, Produção textual, Cursos de Nivelamento, em 12 cursos de Graduação. Deixou o Centro Universitário para assumir a Direção da Escola Estadual Dr. Abílio Machado, da cidade de Formiga, onde reside e está como diretora desde 04 de janeiro de 2016.

Ao término do mandato, pretende voltar a atuar no nível superior, concomitante com seus cargos efetivos no Estado e também, quem sabe retomar o doutorado em Ciências da Educação, que iniciou em Portugal, antes de tomar posse como Diretora, mas que não deu continuidade, por não ter conseguido a licença para o afastamento, na época. Além do desejo de lecionar no Ensino Superior, a professora sempre teve como inspiração das suas pesquisas, a curiosidade em descobrir os principais motivos das influências da oralidade na escrita dos seus alunos e como ela poderia trabalhar isso, ajudando seus alunos a diferenciar e melhorar a qualidade dos seus textos, usando os conhecimentos necessários para tal.

A dissertação do Mestrado teve como cerne "A construção da oralidade/escrita em alguns gêneros escritos do discurso escolar" e esses gêneros textuais escolhidos foram: Artigo de opinião, Carta, Diário e Auto-retrato. O trabalho foi concluído em março de 2008. A professora fez o Mestrado em 2016 e 2017, presencialmente e tinha aulas às quintas, sextas e sábados, toda semana, durante 2 anos.

Devido ao fato do resumo da tese de dissertação de Mestrado da professora Ana Paula Santiago estar disponibilizado na internet, através do Curriculum Lattes, e as editoras estarem sempre analisando os Lattes para selecionar autores para publicação e lançamento de livros em formato impresso e e-book, e da editora Appris ter se interessado no trabalho dela, esta entrou em contato com a professora através de e-mail, inicialmente, no final do mês de abril/2021.

As tratativas foram iniciadas e a editora se mostrou interessada no tema do trabalho e no currículo acadêmico da docente, acreditando que a produção científica desta pudesse alcançar grande sucesso editorial e perguntando se ela queria submeter seu trabalho ao Comitê científico, para análise, para a possibilidade de publicar um livro de sua autoria. Nesses casos, são avaliados e aceitos, livros com potencial técnico-científico, acadêmico e profissional e aqueles com potencial de interesse para o público leigo, em especial, para autores que visam a conceituação da CAPES e exposição nas maiores livrarias. A editora Appris, com sede em Curitiba, tem entrada em 20 países e 300 livrarias no Brasil.

Alguns itens foram avaliados para aceitação, como: a contribuição da obra para o desenvolvimento cientifico e tecnológico da área, atualidade da temática, clareza na abordagem dos temas e fluidez na leitura, estrutura e rigor científico da obra, precisão de conceitos, terminologia e informações, bibliografia referenciada que denote amplo domínio de conhecimento, criatividade e inovação na abordagem geral e/ou métodos adotados para o campo de conhecimento, ou para aplicações técnicas e potencial para ser referência relevante para artigos, teses, ou dissertações da área.

A obra foi avaliada com nota máxima L1 que é uma nota acima de 85 pontos; essa nota vai de L5 a L1 (0 a 100). A professora ficou muito feliz e honrada com a notícia da excelente avaliação de seu trabalho e interesse da editora em investir na edição de seu livro. Agora é trabalhar para transformar o trabalho acadêmico tão bem avaliado, em um livro de sucesso e qualidade, que irá amparar outros trabalhos de tantos outros alunos e professores pesquisadores.

A SRE de Passos por intermédio da Superintendente Lael Helena Keller Souza homenageia e parabeniza a Diretora Ana Paula pelo belo trabalho e destaca sua iniciativa no sentido motivacional de todos.

por Sérgio Corrêa