A Professora Marlene iniciou seus trabalhos na APAE de Passos onde trabalhou por 30 anos até 2020, ano em que se aposentou após participar de vários Projetos, Programas e Ações Inclusivas voltadas aos alunos com deficiência!

Uma história de amor e dedicação. Assim podemos traduzir em palavras o trabalho realizado ao longo de mais de 30 anos de serviços prestados pela Professora Marlene Pereira Rezende Barbosa na APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Passos.

A Professora Marlene participou de dezenas, porque não dizer centenas de atividades entre Projetos, Programas e Ações com seus alunos, muitas delas em parceria com a Superintendência Regional de Ensino de Passos.

Marlene nasceu em Santo André, São Paulo, em 27 de Maio de 1967.

Em Novembro de 1974, mudou-se para Passos, onde estudou do 1⁰ ao 4⁰ ano na Escola Estadual Abraão Lincoln. Posteriormente, mudou-se para o Colégio Imaculada Conceição, onde deu continuidade aos seus estudos e formou-se no curso de magistério, em 1986.

Em 1988 estudou Pedagogia na Faculdade de Filosofia de Passos e iniciou seus trabalhos na APAE Passos, onde trabalhou até 2020, ano em que se aposentou.

Em 2005, Marlene concluiu uma Pós-Graduação em Educação Especial no Centro Universitário Claretiano. E, em 2010, foi nomeada professora da prefeitura de Passos, onde prestou trabalhos na Escola Doutor Manoel Patti zona rural por um ano.

Em seguida, trabalhou no Centro de Aprendizagem Pro menor de Passos- CAPP, durante 12 anos.

Atualmente, está realizando pós-graduação em Neuropsicopedagogia e também de Educação Infantil, neurociência e aprendizagem pela Faculdade Prominas.

Durante sua exitosa passagem pela APAE a Professora Marlene participou de muitos Projetos dentre os quais se destacam os Projetos com Plantas Medicinais, Projetos de Festas Juninas e Projetos que envolvem reconstrução de brinquedos com sucatas entre outros.

Passou pelo Setor de AVD que seria Atividades de Vida Diária, pelo Setor da Cozinha Experimental,
pelo Núcleo Profissionalizante e trabalhando também AVD dentro da matéria de Ciências.

Ficando na maior parte trabalhando no Setor Pedagógico atuando com diversos tipos de deficiências como Autismo, Paralisia Cerebral, Deficiente Visual, com Portadores de Deficiências Intelectuais e Múltiplas.

Há pouco mais de um ano aposentada, Marlene continua sendo referência na sua área de atuação e continua como voluntária na Escola APAE incentivando e participando dos Projetos.

Fica a homenagem da Superintendência Regional de Ensino de Passos por intermédio da Superintendente Lael Helena Keller Souza á Professora Marlene pelos seus relevantes serviços prestados com muito amor, zelo e carinho promovendo a inclusão aos alunos da APAE.

por Sérgio Corrêa