Alunos do 3º Período do Curso Normal/Magistério - Educação Infantil da E. E. Professor Joaquim Rodarte constroem instrumentos musicais a partir de materiais reaproveitados!

A música é uma das linguagens artísticas contempladas no Ensino de Arte Educação na 1ª Infância. Trata-se de uma forma de linguagem universal e está presente na vida do indivíduo desde seu nascimento, através das canções de ninar, cantigas de roda e ruídos externos, exercendo um poder contagiante sobre ele. Por isso existe, por parte das crianças, grande receptividade com esse elemento artístico que tornou-se uma das práticas pedagógicas auxiliares no desenvolvimento da função expressiva das crianças.

O objetivo principal da musicalização não é ensinar a criança a tocar um instrumento musical, a tornar-se um músico, mas ajudá-la em seu desenvolvimento integral e permitir com que ela amplie seu repertório musical.

Nesse sentido, faz-se importante que os alunos do Curso Normal/ Magistério - Educação Infantil, enquanto futuros educadores, percebam a importância da expressão musical na Educação Infantil e se apropriem de conhecimentos que os permitam utilizar recursos e estratégias diversos no trabalho de musicalização com as crianças da Educação Infantil.

Conhecer, observar, escutar e manusear instrumentos musicais, por exemplo, é uma atividade muito apreciada pelas crianças e colabora para que estas aprendam as propriedades sonoras de materiais diferentes.

Produzir instrumentos musicais a partir de materiais que podem ser reaproveitados, como garrafas pets, caixas, tampinhas, dentre outros, também é uma oportunidade ímpar que permite muitas situações de aprendizagem.

Trata-se de uma atividade que envolve imaginação, planejamento e parceria entre crianças e adultos. Também fortalece a ideia do reaproveitamento, da redução de lixo e da ressignificância dos materiais. Para as crianças qualquer barulho é provocante e copos, panelas, embalagens, sementes, palitos de madeira, talheres... podem carregar diversas possibilidades sonoras e virar música.

Assim, o grupo, munido dos ensinamentos pedagógicos relacionados à linguagem musical foi provocado a dar forma ao que aprenderam.

Sabendo que é possível fazer som com os mais inusitados objetos e que tudo pode se converter num instrumento musical foram desafiados a usar material que seria descartado e, construir instrumentos musicais que poderiam ser utilizados em classes de Educação Infantil.

Sob a ótica educacional, a atividade além de primar pela questão artística musical também contribui para que as crianças entrem em contato com o conceito de reciclagem, reutilização e ressignificação dos objetos.

Em tempos de estudos remotos os futuros educadores, usando da própria criatividade, construíram, cada qual seu instrumento e para socializar com os colegas esse momento de criação partilharam foto com o mesmo no grupo de WhatsApp da turma.

Mesmo à distância pode-se observar o entusiasmo e empenho da turma na atividade prática. Agora é aguardar o tempo de juntar todos e produzir aquele som!!!

por Adriana Amélia Andrade Martins