Confira o regulamento e cronograma do projeto "EPTV na Escola" de 2021!

O tema do projeto EPTV na Escola de 2021, será: Pandemia da Intolerância, como estímulo para que os estudantes pesquisem, questionem e reflitam sobre os males que a intolerância pode causar na sociedade e como podemos agir para aceitar pensamentos e comportamentos diferentes dos nossos, respeitando a diversidade que existe no mundo.

Como funciona?

O projeto funciona como um concurso de redação entre todos os alunos do último ano do ensino fundamental II das cidades da área de cobertura geográfica da emissora, realizado pela EPTV com apoio das Secretarias Municipais de Educação e Superintendências Regionais de Ensino de cada município.

As cinco melhores redações de todas as redes, escolhidas como semifinalistas pelas Secretarias de Educação ou Superintendência, deverão ser inscritas no site do projeto, onde os participantes deverão localizar e clicar no menu do Sul de Minas, através do preenchimento obrigatório de uma “ficha de inscrição”, e no final da mesma ficha anexar os arquivos e enviar. As redações podem ser digitadas ou manuscritas, desde que estejam no formulário de redação obrigatório, salvos como arquivo no formato a escolher: doc., pdf. ou txt.

Cada região deve fazer a sua inscrição e envio das cinco redações semifinalistas pelo responsável da Secretaria Municipal de Educação ou Superintendência, uma única vez, exceto as cidades com maior número de estudantes do ensino fundamental II e/ou alunos participantes, levando-se em conta o censo enviado pelas Secretarias de Educação em 2019, especificamente essas poderão enviar 5 (cinco) redações por Rede de Ensino: (5) Municipal; (5) Estadual (incluindo EJA); (5) Particulares e Cooperativas (5) SESI; caso não haja participação de uma dessas redes de ensino as vagas não serão transferidas para outras redes ou municípios; na região do Sul de Minas farão parte desse grupo os seguintes municípios: Poços de Caldas, Pouso Alegre e Varginha.

A EPTV realizará a escolha dos dez melhores trabalhos de cada área de sua cobertura geográfica, classificados do primeiro ao décimo lugar, denominados finalistas ou vencedores, os estudantes autores dessas redações ganham prêmios e seus textos serão a base para a produção de uma série de reportagens que será exibida em nossos telejornais em data a definir. Além dos dez estudantes, os professores orientadores desses alunos, o Diretor e a escola do primeiro colocado também serão premiados.

Podem participar todos os alunos do último ano do ensino fundamental II das escolas da Rede Municipal, Estadual (incluindo o EJA – Educação para Jovens e Adultos), Particular e SESI.

Confira o regulamento completo e participe!