Fórum de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes de Minas Gerais - FEVCAMG  

     AÇÕES DO MAIO LARANJA MINAS GERAIS     

 

O Fórum de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes de Minas Gerais – FEVCAMG atua desde 2002 com a missão de “Contribuir para a construção de conjuntos articulados de ações governamentais e não-governamentais de enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes em Minas Gerais. E incidir sobre as políticas públicas.”

 

O 18 de Maio – Dia Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes instituído pela Lei Federal 9.970, de 2000, faz alusão ao “Caso Araceli”, a menina que em 18 de Maio de 1973, aos 8 anos de idade foi raptada, drogada e violentada física e sexualmente por vários dias, antes de ser morta, ter seu corpo desfigurado por ácido e abandonado em um terreno baldio em Vitória, no Espírito Santo em um crime que permanece impune. No bojo das estratégias de mobilização o FEVCAMG trouxe a iniciativa “Maio Laranja”, com o objetivo de expandir a mobilização em torno da temática para todo o mês de maio.

 

O contexto que vivemos em 2021 ainda é pandêmico, nesse sentido, as ações ainda seguem em ambiente online para evitar aglomerações. Mas é esse mesmo contexto que coloca as crianças e adolescentes ainda mais expostas a situações de vulnerabilidade em relação à violência sexual. Seja por estar no ambiente doméstico, onde o abuso sexual intra-familiar acontece, ou por estar isolada de profissionais como professores nas escolas ou educadores nos projetos sociais que são importantes parceiros na identificação de possíveis situações de abuso sexual. Seja devido ao aumento da desigualdade social e da pobreza, fatores decisivos no que se refere à entrada para o mercado da exploração sexual comercial.

 

Nesse sentido, os diversos atores do sistema de garantia de direitos de crianças e adolescentes de Minas Gerais uniram-se para a realização de atividades formação para os profissionais da rede e de incidência sobre políticas públicas de enfrentamento à violência sexual. Essas atividades são virtuais são abertas a todo público e a sociedade em geral e não precisam de inscrições prévias.

 

Contamos com a atuação de cada ator na mobilização do público para as atividades planejadas. Cada instituição e cada pessoa é importante para o fortalecimento da rede.

 

Confira mais informações e participe!

 

 


Divulgação / Sérgio Corrêa

 

 

Temos 214 visitantes e Nenhum membro online

Superintendência Regional de Ensino de Passos

Rua Olegário Maciel, 479 - Centro

Passos / MG - CEP: 37.900-902

Telefones de contato: (35)3211-4000/4001