As aulas de Filosofia tem sido momentos prazerosos de discussão sobre a realidade, troca de experiências e no momento que estamos vivendo também uma oportunidade de aprendermos mais sobre as tecnologias, pensando nisso a professora Charlene Alvarenga e os alunos do 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Professora Izaura de Oliveira Vilela trabalharam a obra "El sueno de La razón produce monstruos", do espanhol Francisco de Goya.

 

Os alunos puderam observar a obra, falar sobre as suas visões e conhecer o significado da mesma na visão do autor e época em que foi pintada. As obras expressavam os defeitos da sociedade na época e apresentavam uma dura crítica, através de uma abordagem altamente imaginativa, onde as imagens variam de realistas a oníricas.

 

A partir do estudo realizado a professora propôs que cada aluno recriasse a obra a partir de sua visão, expressando seus medos e anseios frente ao momento vivido. Os alunos deram um show de edição e criatividade, superando as expectativas da professora.

 

Sabemos que nada supera o contato entre professor e alunos, porém, o comprometimento dos alunos, pais e professores nesse momento de educação remota tem proporcionado excelentes resultados, essa tríade bem alinhada e comprometida com um objetivo comum dá origem a trabalhos maravilhosos e desperta habilidades tecnológicas que em um momento presencial não seriam tão bem desenvolvidas.

 

A educação de forma remota só é possível com o apoio de todos os envolvidos e vencer este cenário e obter bons resultados é trabalho diário enfrentado por todos os educadores, assim o trabalho com a realidade vivenciada pelo educando faz-se necessário para o melhor conhecimento de cada um na busca por alternativas que possam ser significativas no processo de ensino aprendizagem.

A pintura utilizada na atividade pode ser encontrada no Wikipedia!

 


por Solange Cristian Ferreira Costa

 

 

Temos 112 visitantes e Nenhum membro online

Superintendência Regional de Ensino de Passos

Rua Olegário Maciel, 479 - Centro

Passos / MG - CEP: 37.900-902

Telefones de contato: (35)3211-4000/4001