Um dos maiores desafios na vida dos educandos e, por conseguinte um dos maiores objetivos da escola atualmente é corroborar ações e estratégias para que cada aluno se torne protagonista de sua própria vida.

 

Partindo desse pressuposto, a Escola Estadual São José, pertencente a SRE da cidade de Passos, MG, sempre antenada com o que há de mais moderno e eficaz na educação, visando dentre outros objetivos, fomentar a importância e assessorar os alunos na construção de seu projeto de vida, implantou nas modalidades ofertadas à comunidade o Ensino Médio em Tempo Integral Profissionalizante nas opções: Técnico em Informática e Técnico em Segurança do Trabalho, que traz em seu currículo uma perspectiva atual e diferenciada de aprendizagem.

 

Trata-se dos componentes curriculares das Eletivas, de caráter formativo, cujos temas são escolhidos pelos próprios alunos e buscam desenvolver habilidades como: tomada de decisão no nível pessoal, acadêmico e social; autoconhecimento; colaboração; elaboração e gestão de projetos e abertura a novas experiências.

 

Assim, sob orientação dos professores coordenadores de área: Edelvan Marques Rosa, Humberto Tomé, Maria Elise Rodrigues Pinto e Viviane Ávila Bueno, apoiados pelo diretor: Fabiano Amorim Costa, vice-diretora: Diana Carolina de Souza e especialista em educação básica: Lidiane Aparecida Ferreira Silva, os alunos tiveram acesso a um cardápio rico em temas para que pudessem analisar e votar de acordo com sua preferência para composição das Eletivas, exercendo assim o protagonismo juvenil.

 

A divulgação do resultado aconteceu no dia 24/04 , em um encontro muito produtivo através do Google Meet, onde além de conhecer os temas eleitos para estudo nas Eletivas, proporcionou aos alunos, docentes e gestores, um momento ímpar de diálogo, reflexão e motivação. Mesmo separados pela tela dos equipamentos eletrônicos, transcendeu-se o fortalecimento do vínculo, entusiasmo e o engajamento de todos os envolvidos.

 

 

Os componentes das Eletivas constarão no histórico do aluno, com um currículo diferenciado e sem sombra de dúvidas, a sociedade brasileira será a maior beneficiada!

 


por Lidiane Aparecida Ferreira Silva e,
Angela Maria Rodrigues Silveira

 

 

Temos 42 visitantes e Nenhum membro online

Superintendência Regional de Ensino de Passos

Rua Olegário Maciel, 479 - Centro

Passos / MG - CEP: 37.900-902

Telefones de contato: (35)3211-4000/4001