No dia 24 de abril, sábado letivo de Atividades Pedagógica a E. E. General Carneiro, além de realizar o trabalho nesta área buscou palestras que incentivassem os alunos a dedicaram-se aos seus estudos!

A palestra destinada aos 6º, 7º e 8º anos tratou da vida financeira com o tema: "Vida na Ponta do Lápis", apresentado pelo palestrante Robson Janio Souto, que enviou proposta através do e-mail institucional e estabeleceu contato online para a realização da palestra. Essa contempla uma visão interdisciplinar onde 9 das 10 competências gerais da BNCC foram tangidas.

O Projeto de Vida na Ponta do Lápis nasceu em 2011 através da parceria das empresas BrasilPrev, Trevisan Escola de Negócios e da Principal (empresa americana de investimentos).

Durante cada palestra, que dura cerca de 1 hora, são apresentados o histórico e contexto de funcionamento do projeto, bem como o cenário no qual o projeto atua e como o Projeto pretender contribuir à sociedade.

Os temas que abordamos são:

• Dois casos do cotidiano: uma primeira situação de compra por impulso e, depois, um caso correto que ilustra uma situação de planejamento antecipado das etapas para o cumprimento de um objetivo.

• Em um segundo momento, fala-se sobre nossos sonhos e como podemos equacioná-los frente a tantos recursos limitados: o tempo; o espaço geográfico; nossa energia e os materiais ou pessoas que influenciam nossas vidas.

• No terceiro passo ocorre a conceituação sobre Equilíbrio Financeiro, receitas e despesas, explicando tipos de remuneração, de despesas e alertando sobre armadilhas no uso do dinheiro, como no exemplo das taxas de juros existentes no mercado brasileiro.

Fala também sobre o conceito e funcionamento das principais opções de investimentos: Poupança, Fundos de Investimento, Ações, Certificados de Depósito Bancário (CDBs), Previdência Privada e Tesouro Direto.

Por último, apresenta uma planilha desenvolvida pela BrasilPrev com o intuito de auxiliar no controle financeiro das famílias. A planilha traz uma separação ordenada do controle das receitas, investimentos, despesas e o cálculo do saldo.

O palestrante demonstrou habilidade em conversar com alunos e em vários momentos incentivou a participação, falando de suas experiências e vivências pessoais. Valorizou a fala dos alunos e utilizou-as como forma de desenvolver o diálogo.

Os alunos dos dois turnos demonstraram interesse e motivação e houve a participação de muitos pais, que compartilharam as telas com seus filhos. A palestra ultrapassou 1 hora, devido o interesse dos alunos

A palestra destinada ao público do Ensino Médio e 9º anos foi: "Educação como Instrumento de transformação da Sociedade", que foi realizada em parceria com o Sicoob Saromcredi e sua Unidade de Educação e Desenvolvimento do Cooperativismo, nas pessoas Ighor Thadeu Silva Oliveira e Leonardo Ferreira Bernardes.

Esta palestra mostrou-se interdisciplinar e em consonância com as competências gerais da BNCC, Pensando em uma ação de auxiliasse nossos alunos e professores em enxegar, neste difícil momento histórico, possibilidades para transformar a sociedade através da educação.

Assim os palestrantes Leonardo e Ighor elaboraram uma apresentação em dois eixos, a primeira para novas formas de lecionar e a segunda com aplicativos que possibilitam, à alunos e professores ferramentas extras para aprendizagem.

Houve a participação de pais e alunos e ainda foi sorteada uma mochila personalizada usando a lista de presença do Google Meet. Esse sorteio ocorreu na segunda-feira, dia 26 de abril, sob responsabilidade do Sicoob Saromcredi, que também ficou responsável pela entrega do brinde.

Ambas as palestras foram divulgadas ao longo da semana nos grupos de Whatsapp e nas redes sociais. E houve um boa participação de alunos e pais, o que demonstra a necessidade de buscar diferentes formas de integração entre escola e sociedade durante a pandemia.

A E. E. General Carneiro agradece à toda comunidade escolar e avisa a todos: "A Escola pode estar de portas fechadas, por enquanto, mas seu coração virtual pulsa com força e desejo em fazer a educação acontecer!"

por Ednéia Machado