Confira como foi o sarau realizado pelos estudantes dos 2º e 3º anos do Ensino Médio / EMTI, da Escola Estadual Professora Júlia Kubitschek!

 

Sarau Literário JK – Um banho de emoções

(adaptação do projeto Realizar um sarau com a turma, autora: Madalena Monteiro, contadora de histórias e formadora do Projeto Entre na Roda – Plataforma Letramento)

 

Organização: Prof.ª Claudia Medici

Escola Estadual Professora Júlia Kubitschek

Público alvo: estudantes dos 2º e 3º anos do Ensino Médio / EMTI

 

Este "Experimente" propõe uma sequência de atividades em que os alunos selecionam poemas e se preparam para apresentá-los, através de vídeos, nas redes sociais da escola.

 

Primeiras palavras:

"Ao oferecer aos jovens a oportunidade de se debruçar sobre o texto poético, estamos também lhes dando a chance de se aproximar de um gênero ligado à sensibilidade do escritor e do leitor, que comunica não só pelas palavras, mas pela sonoridade e pelas imagens construídas, estimulando a leitura como ação que desperta o imaginário e a criação.

Para além das atividades de analisar a forma do poema e levantar as características desse texto (estrofes, versos regulares, uso de metáforas e, com certa frequência, uso de rimas), a proposta é experimentar o sabor de se deixar levar pelo texto poético, comentar, deliciar-se e escolher os que mais agradam a cada um. Essa é também uma possibilidade de se descobrir como leitor, entrando em contato com poemas de diferentes épocas e estilos, de forma livre e prazerosa". (Madalena Monteiro)

 

Objetivos:

  • Desenvolver a sensibilidade e o gosto pela leitura de poemas;

  • Conhecer um repertório de poemas por meio da leitura feita pelo professor e por si mesmo;

  • Identificar nos textos lidos os jogos de palavras, as rimas, as repetições que marcam os ritmos, as intenções do autor, a beleza da linguagem;

  • Conhecer alguns poetas, de estilos variados, e saber um pouco sobre sua vida, trajetória e principais obras;

  • Reconhecer o sarau como um tipo de evento cultural;

  • Participar ativamente da organização e realização de um sarau;

  • Declamar poemas com ritmo e entonação adequados ao texto, ao público e à situação de comunicação.

 

Material:

  • Livros e sites de poesias;

  • Vídeos e áudios de pessoas experientes declamando poemas.

 

Passo a passo:

1ª aula: Conceito e explicação do que é um sarau e apresentação da proposta de atividade.
A atividade em si: após ler várias poesias e/ou poemas, de assistir a vídeos de declamação desse tipo de texto, cujos autores poderiam pertencer a qualquer escola literária, o estudante deveria fazer a escolha daquela que seria declamada por ele, ou ainda produzir a sua poesia.

Após a escolha ou produção, deveria ler várias vezes a poesia para que se familiarizasse com ela, para que sentisse toda a emoção possível.

Aulas seguintes: os estudantes fariam, individualmente e/ou em dupla, a produção de um vídeo no qual fossem utilizadas imagens e a própria voz do(s) aluno(s).

Foram vistos vários vídeos para que eles pudessem vivenciar esse modelo. Tais como:

 

 

 

 

 

A participação foi surpreendente e o resultado, impressionante. Todos os vídeos foram apresentados nos grupos de WhatsApp da turma e os alunos não só tiveram seus trabalhos expostos, como também puderam apreciar o do colega também. Vejam e se deliciem com os vídeos dos alunos:

 

Rômulo (2º EM2)

 

:::

 

Layane Silveira (2º EM5)

 

:::

 

Paola (3º EM1)

 

:::

 

Kauan (3º EM5)

 

 


por Itamar José de Oliveira Júnior

 

 

Temos 35 visitantes e Nenhum membro online

Superintendência Regional de Ensino de Passos

Rua Olegário Maciel, 479 - Centro

Passos / MG - CEP: 37.900-902

Telefones de contato: (35)3211-4000/4001