No dia 24/04/2021, a E. E. Professor Joaquim Rodarte promoveu para seus alunos e alunas um Sábado Letivo diferente e interessante! Confira!

Estudantes do 1º ano do Ensino Médio foram convidados a participar de uma live com o tema: "O uso da Linguagem Neutra como forma de Empoderamento da Mulher".

O evento contou com a participação dos professores responsáveis pelo projeto: Daniel Viana, com uma linda homenagem às mulheres, trazendo a música "Cor de Rosa Choque", de Rita Lee; Andreza Vilela, com a linha do tempo sobre as conquistas das mulheres; e, Cleide Maria da Silva Oliveira, reiterando a importância e força da mulher. As professoras Luzia, Etiene, Rosana e a supervisora Rosilene também deram suas colaborações ao pontuarem sobre o assunto.

No 2º momento, a convidada Laurana Viana, Analista do SEBRAE-MG, propôs aos alunos um momento diferente das aulas convencionais e muito prazeroso. Laurana instigou os alunos a refletir sobre como uma linguagem não neutra pode ser excludente e que a linguagem inclusiva ou não sexista é aquela que busca comunicar sem excluir ou invisibilizar nenhum grupo e sem alterar o idioma como o conhecemos. Os estudantes mostraram-se bem interessados ao participarem do debate e dinâmica.

A live contou também com a participação da vereadora Joice Alvarenga que enriqueceu o debate com suas colocações sobre a mulher na política.

Por fim, os estudantes avaliaram a experiência vivida ao expressarem-se sobre o que acharam da aula.

Reações dos Estudantes a respeito da aula.

por Cleide Maria da Silva Oliveira