A Escola Estadual Aureliano Rodrigues Nunes tem mostrado em seus trabalho que é possível aprender, também, de forma lúdica! Veja a matéria! 

 

"Jogando também se aprende!"

Relatório de Boas Práticas

 

Muitos são os desafios enfrentados pelos educadores e educandos neste atual cenário de pandemia em que estamos vivendo, principalmente considerando o universo dos estudos remotos e das tecnologias da educação, que até então era pouco conhecido pela educação dos anos iniciais do ensino fundamental.

 

Visando a implementação de novas tecnologias de ensino e buscando despertar a curiosidade dos alunos, para assim, diminuir a resistência na utilização dos recursos tecnológicos (até mesmo da plataforma de estudos "Sala de Aula Google"), desenvolvemos a atividade "Jogando também se aprende", baseada em um jogo online de matemática! Confira os detalhes:

 

PÚBLICO ALVO: Alunos matriculados no 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Aureliano Rodrigues Nunes, Formiga - MG.

RESPONSÁVEIS: Gisele Figueiredo, Marianne Dantas e Úrçula Silveira (regentes das turmas).

DURAÇÃO: 1 aula (executado no sábado letivo, dia 10 de abril de 2021).

MATERIAL: Vídeos explicativos sobre a matéria trabalhada e sobre como acessar e jogar, bem como instruções sobre a realização da devolutiva da atividade no aplicativo Conexão Escola. Link para acesso ao jogo online!

DESENVOLVIMENTO: A realização da atividade desenvolveu-se na seguinte estrutura:

 

1) Envio da mensagem sobre a atividade a ser realizada no grupo de WhatsApp das turmas e na Sala de Aula Google (Conexão Escola):

 

 

2) Postagem dos vídeos explicativos produzidos pelas professoras:

Explicação da matéria

 

Explicação sobre o jogo

 

Houve, também, uma explicação sobre como realizar a devolutiva na Sala de Aula do Conexão Escola!


3) Realização da atividade por parte dos alunos:

Durante toda a aula os estudantes receberam recados de incentivo e atendimento individual das professoras, por meio de mensagens do WhatsApp, para esclarecer dúvidas e receber explicações adicionais.

 

CULMINÂNCIA: A aula/atividade culminou com o envio das fotos dos alunos realizando o jogo na Sala de Aula do Conexão Escola:

 

 

E um recadinho carinhoso de agradecimento e bom final de semana:

 


por Marianne Rezende Silva Dantas,
Gisele Almeida Figueiredo e Úrçula Geralda da Silveira

 

 

Temos 56 visitantes e Nenhum membro online

Superintendência Regional de Ensino de Passos

Rua Olegário Maciel, 479 - Centro

Passos / MG - CEP: 37.900-902

Telefones de contato: (35)3211-4000/4001