A Escola Estadual Professora Izaura de Oliveira Vilela, no sábado letivo de 24/04/2021, propôs uma atividade muito legal de intervenção pedagógica na área da Matemática! Confira!
A atividade os alunos do 3º ano do Ensino Médio a refletir sobre diversas formas de se reconhecer a matemática no cotidiano, transpondo a visão comum das fórmulas e repetições de regras!
A proposta de atividade para o sábado letivo EEPIOV foi organizada pela professora Beatriz dos Reis Ferreira e foi denominada "Eu vejo Matemática!", o nome foi inspirado em uma cena do filme Sexto Sentido (1999) que viralizou na internet como meme, e este foi adaptado para a atividade de modo a gerar descontração e despertar o interesse dos alunos. A atividade foi dividida em duas etapas: atividade específica e atividades interdisciplinares.
Quanto, a atividade específica, essa foi voltada à intervenção pedagógica que tem como proposta relacionar a Matemática com o cotidiano dos alunos, proporcionando que estes reflitam sobre uma nova visão acerca da Matemática, já que esta comumente é associada a processos de repetição e a decorar fórmulas e regras. Com a atividade, os alunos poderão compreender que os padrões da matemática podem ser explorados de maneira crítica, investigativa, contextualizada e interessante.
A atividade "Eu vejo Matemática!", propõe que os alunos registrem uma foto de algum elemento do seu cotidiano que tem relação com a matemática, e com isso, possam despertar e potencializar seu olhar matemático, contribuindo para a construção de um ambiente propício a aprendizagem e a reflexão de crenças sobre a matemática.
Posteriormente, os alunos do 3º ano do Ensino Médio responderam a três questões para registro de suas conclusões:
- Complete a frase: Eu vejo matemática... (descreva a relação do elemento da foto apresentado com um conteúdo matemático)
- O que aprendeu com esta atividade?
- E para você, por que a Matemática é importante?
Durante o trabalho os alunos interagiram e descobriram várias formas de se observar a Matemática e seus usos no cotidiano, esse trabalho também possibilitou o uso da ferramenta tecnológica Padlet, através dela os alunos puderam facilmente colocar suas opiniões em mural de respostas e através da socialização aprenderem uns com os outros.
A foto e as respostas dos alunos podem ser conferidas no mural do Padlet!
por Beatriz Reis Ferreira e,
Solange Cristian Ferreira Costa