A Escola Estadual Professora Izaura de Oliveira Vilela, além de trabalhos voltados aos cuidados com a saúde física e mental nesses tempos de pandemia, oportunizou a expressão de sentimentos em seu sábado letivo! Confira!
Os sábados letivos na Escola Estadual Professora Izaura de Oliveira Vilela tem sido de muito sucesso, pois temos conseguido a participação efetiva da grande maioria dos alunos, nossos sábados têm sido voltados ao acolhimento dos estudantes, bem como a orientá-los sobre os cuidados com a saúde física e mental nesses tempos de pandemia, também temos oportunizado a expressão de sentimentos e neste sábado dia 10/04, essa expressão de sentimentos contou com personagens que são essenciais no dia a dia educacional, estão sempre buscando alternativas para uma educação de qualidade frente a enorme diversidade de realidades educacionais e mais do que nunca merecem um olhar atento, sim “o professor”, nesse sábado as atividades da EEPIOV, oportunizaram o acolhimento também dos professores.
Nosso sábado permeou um primeiro momento de palestras com psicólogas e em um segundo momento, alunos e professore sob as orientações do professor Cid Cley Rodrigues França foram levados a prática da meditação que tem como objetivo trazer a atenção à experiência do presente. A meditação favorece o foco e a concentração que, ao longo do tempo, vai se tornando cada vez mais presente na vida das crianças. O fortalecimento da atenção traz muitos benefícios, entre eles a redução da ansiedade, da raiva e da impulsividade (tolerância ao estresse e tolerância à frustração), bem como o aumento da criatividade e da organização das ideias. Além disso, a prática regular de meditação é capaz de melhorar a memória e contribuir para relacionamentos saudáveis. Assim a atividade permitiu que alunos e professores representassem suas emoções com a arte, fortalecendo a imaginação criativa.
O sábado iniciou-se com uma roda de conversa sobre os sentimentos com a psicóloga Daniela Cardoso onde muitos questionamentos foram suscitados pelos alunos “Como controlar a raiva?”, “Por que a felicidade não é para sempre?”, “De onde vem a ansiedade?”, “Por que as vezes não conseguimos controlar os sentimentos?”, entre tantos outros que foram respondidos com muita sabedoria e bom humor, o que deixou os educandos à vontade para muitas perguntas.
Após esse momento iniciou-se a meditação, todos fecharam os olhos e ao som de pássaros e águas tranquilas, alunos e professores foram orientados a refletir sobre o momento vivido, “Há cor nesse momento?”, “Cor clara ou escura?”, “Há sentimentos? Quais?”, “Deixem tomar forma, eles tem uma forma?”. Depois de muitos questionamentos a proposta foi abrir os olhos e coloca-los no papel.
![]() |
![]() |
|
Aluna Dayane, do 2º ano do Ensino Médio | Aluna Mirella, do 9º ano do Ensino Fundamental | |
![]() |
![]() |
|
Aluna Amábile, do 3º ano do Ensino Médio | Professora de Matemática, Rosa Miranda |
A pandemia trouxe um cenário de grandes desafios, que precisa ser compreendido, analisado, para que haja a possibilidade de se introduzir ações que possam gerar conhecimentos e o desenvolvimento das potencialidades do educando, bem como trabalhar as emoções, pois, somente através da auto regulação de emoções e sentimentos poderemos nos manter saudáveis para o desenvolvimento das atividades!
por Solange Cristian Ferreira Costa