A Escola Estadual Professora Izaura de Oliveira Vilela, além de trabalhos voltados aos cuidados com a saúde física e mental nesses tempos de pandemia, oportunizou a expressão de sentimentos em seu sábado letivo! Confira!

Os sábados letivos na Escola Estadual Professora Izaura de Oliveira Vilela tem sido de muito sucesso, pois temos conseguido a participação efetiva da grande maioria dos alunos, nossos sábados têm sido voltados ao acolhimento dos estudantes, bem como a orientá-los sobre os cuidados com a saúde física e mental nesses tempos de pandemia, também temos oportunizado a expressão de sentimentos e neste sábado dia 10/04, essa expressão de sentimentos contou com personagens que são essenciais no dia a dia educacional, estão sempre buscando alternativas para uma educação de qualidade frente a enorme diversidade de realidades educacionais e mais do que nunca merecem um olhar atento, sim “o professor”, nesse sábado as atividades da EEPIOV, oportunizaram o acolhimento também dos professores.

Nosso sábado permeou um primeiro momento de palestras com psicólogas e em um segundo momento, alunos e professore sob as orientações do professor Cid Cley Rodrigues França foram levados a prática da meditação que tem como objetivo trazer a atenção à experiência do presente. A meditação favorece o foco e a concentração que, ao longo do tempo, vai se tornando cada vez mais presente na vida das crianças. O fortalecimento da atenção traz muitos benefícios, entre eles a redução da ansiedade, da raiva e da impulsividade (tolerância ao estresse e tolerância à frustração), bem como o aumento da criatividade e da organização das ideias. Além disso, a prática regular de meditação é capaz de melhorar a memória e contribuir para relacionamentos saudáveis. Assim a atividade permitiu que alunos e professores representassem suas emoções com a arte, fortalecendo a imaginação criativa.

O sábado iniciou-se com uma roda de conversa sobre os sentimentos com a psicóloga Daniela Cardoso onde muitos questionamentos foram suscitados pelos alunos “Como controlar a raiva?”, “Por que a felicidade não é para sempre?”, “De onde vem a ansiedade?”, “Por que as vezes não conseguimos controlar os sentimentos?”, entre tantos outros que foram respondidos com muita sabedoria e bom humor, o que deixou os educandos à vontade para muitas perguntas.

Após esse momento iniciou-se a meditação, todos fecharam os olhos e ao som de pássaros e águas tranquilas, alunos e professores foram orientados a refletir sobre o momento vivido, “Há cor nesse momento?”, “Cor clara ou escura?”, “Há sentimentos? Quais?”, “Deixem tomar forma, eles tem uma forma?”. Depois de muitos questionamentos a proposta foi abrir os olhos e coloca-los no papel.

Aluna Dayane, do 2º ano do Ensino Médio   Aluna Mirella, do 9º ano do Ensino Fundamental

Aluna Amábile, do 3º ano do Ensino Médio   Professora de Matemática, Rosa Miranda

A pandemia trouxe um cenário de grandes desafios, que precisa ser compreendido, analisado, para que haja a possibilidade de se introduzir ações que possam gerar conhecimentos e o desenvolvimento das potencialidades do educando, bem como trabalhar as emoções, pois, somente através da auto regulação de emoções e sentimentos poderemos nos manter saudáveis para o desenvolvimento das atividades!

por Solange Cristian Ferreira Costa