A Câmara Municipal de Passos está participando de um projeto da Assembleia Legislativa de Minas Gerais denominado "Parlamento Jovem". Inscreva-se e participe você também!

A Câmara Municipal De Passos (MG) com iniciativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), convida os jovens que estão cursando o ensino médio para o programa Parlamento Jovem de Minas 2021.

Em 2021, a temática Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável continuará sendo estudada e debatida no PJ (Parlamento Jovem) Minas. Essa decisão foi tomada, de forma coletiva, pela Coordenação Estadual, coordenações municipais e regionais do projeto. A extensão da edição 2020 tem em vista as limitações impostas pela pandemia de Covid-19. A continuidade do debate sobre Meio ambiente e desenvolvimento sustentável se justifica também por ser esse um assunto necessário e atual, inclusive em tempos de coronavírus.

Trata-se de um programa de formação política voltada para os estudantes do ensino médio dos municípios mineiros, gera oportunidade de conhecer melhor a política e os instrumentos de participação no poder legislativo municipal e estadual.

A cada ano os jovens escolhem um tema de relevância social e vivenciam atividades de estudo, debates e deliberação que contribuindo para uma formação política e educação legislativa que visa ao empoderamento dos estudantes. São mais de 110 municípios mineiros que colaboram para a ação social, que desperta interesse em muitos jovens.

Os jovens são convidados a pesquisar refletir sobre o tema anual em debate e a elaborar propostas dirigidas ao poder público. As propostas devem ser aprovadas e priorizadas em plenárias municipais, regionais e estaduais. A plenária estadual reúne na assembleia legislativa do estado de minas os jovens representantes dos municípios para discutir e votar o documento final que será encaminhado á comissão de participação popular.

Objetivos:

• Estimular a formação política e cidadã de estudantes do ensino médio, por meio de atividades que os levem a compreender melhor a organização dos Poderes, especialmente do Legislativo, e a importância da participação popular no Parlamento.

• Incentivar o envolvimento das câmaras municipais em atividades de educação para a cidadania e fortalecer o Legislativo municipal.

• Propiciar espaço para vivência em situações de estudos e pesquisas, debates, negociações e escolhas, respeitando-se as diferentes opiniões.

• Levar os jovens a se interessarem pela agenda sociopolítica de seu município e pelo exercício da participação democrática na discussão e decisão de questões relevantes para a comunidade.

Inscrições até o dia 23/04/2021

Site: http://www.camarapassos.mg.gov.br/inscricao, ou pelo telefone: (35)3521-9111

Av. Paulo Esper Pimenta, 151 - Santa Casa Passos - MG / CEP: 37904-012

Mais informações!