A Escola Estadual Dr. Tancredo de Almeida Neves aproveitou o sábado letivo nas turmas de 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental para refletir sobre o momento em que vivemos. Confira!

Os professores de Língua Portuguesa dos anos finais do Ensino Fundamental da escola Dr. Tancredo de Almeida Neves, na cidade de Passos – MG, propuseram aos seus alunos nesse 2º sábado letivo de 2021 (10/04) destinado ao acolhimento socioemocional uma reflexão acerca dos sentimentos e vivências das pessoas durante a pandemia do Coronavírus que acomete o mundo desde o final do ano de 2019.

Os alunos deveriam ouvir a música “O mundo precisa de pausa” da cantora Vicka (disponível no YouTube). A canção aborda a necessidade de pausar, refletir sobre o momento em que estamos passando, a necessidade do isolamento, de ficar em casa não somente pela saúde de cada indivíduo, mas para promover um cuidado coletivo, de prevenção a uma doença que tem afetado milhares de vidas.

A atividade oportunizou aos estudantes um momento em que pudessem expressar seus sentimentos, refletir sobre cada um e buscou conhecer a rotina dos alunos incentivando-os ainda a fazer uma retrospectiva do ano que passou, momentos bons ruins, aprendizados.

Esse exercício é muito importante para que os alunos se sintam acolhidos e para que seus sentimentos sejam vistos por outras pessoas, experiências possam ser compartilhadas e registradas, para que os lações entre escola, aluno e família se estreitem.

por Susane Mara de Oliveira Silva