AOS INTERESSADOS EM SOLICITAR VAGA ESCOLAR E EFETIVAÇÃO DE MATRÍCULAS AO TÉRMINO DAS INSCRIÇÕES VIA SUCEM

Em Tempos de Distanciamento Social

 

 1) Quanto à solicitação de vaga junto à escola: 

  1. O responsável pelo aluno ou o próprio aluno, se maior de 18 anos de idade, deverá enviar a solicitação da vaga para o e-mail institucional da escola, destacando no campo destinado ao "assunto" VAGA - (ANO DE ESCOLARIDADE) e no “corpo do e-mail” o modelo de texto disposto no Quadro 1 do Memorando-Circular nº 10/2021/SEE/SOE.

  2. Após a verificação da existência da vaga, a escola orientará ao solicitante a efetivação da matrícula conforme procedimentos descritos no item 3 do Memorando-Circular nº 10/2021/SEE/SOE.

  3. Caso não haja vaga, a escola deverá informar imediatamente ao solicitante, orientando-o a realizar sua solicitação junto à SRE correspondente, por meio do site e/ou sugerindo-lhe verificar a disponibilidade de vaga em outra escola próxima a sua residência.

Salientamos que cabe à escola divulgar amplamente o seu e-mail institucional para solicitação de vagas e realização das matrículas, bem como os procedimentos a serem adotados e a documentação necessária, por meio das redes sociais e outros recursos disponíveis.

 

 2) Quanto à solicitação de vaga junto à SRE: 

  1. Compete à SRE divulgar o e-mail institucional das escolas de sua circunscrição (final da página), bem como o novo formato para solicitação de vagas e efetivação das matrículas, ressaltando que não é exigido do requerente realizar a sua solicitação primeiramente na escola; ele poderá fazê-la diretamente junto à SRE. Para matrícula, o e-mail deverá ser enviado para: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ; ou para: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

  2. A SRE deve criar mecanismos para recebimento das demandas, com o objetivo de otimizar o processo de matrículas.

  3. Após recebimento da solicitação, a SRE verificará a existência da vaga, adotando o critério de zoneamento, e informará à escola sobre o encaminhamento do aluno. Após, comunicará ao requerente o nome da escola disponibilizada, por e-mail, e solicitará o encaminhamento dos documentos necessários à efetivação da matrícula (Quadro 3), via e-mail institucional da respectiva unidade escolar.

  4. A partir do encaminhamento do aluno à unidade escolar pela SRE, caberá à escola de destino adotar os procedimentos previstos no item 3 do Memorando-Circular nº 10/2021/SEE/SOE.

 

 3) Quanto à solicitação de vaga junto à SRE: 

  1. Compete à escola orientar os responsáveis ou o próprio aluno, quando maior de 18 anos, a enviarem, por e-mail, os documentos necessários à efetivação da matrícula.

  2. No e-mail, campo “assunto”, registrar “MATRÍCULA - (NOME DO ALUNO)” e no “corpo do e-mail” o modelo de texto disposto no Quadro 2 do Memorando-Circular nº 10/2021/SEE/SOE.

  3. Os responsáveis pelo aluno ou o próprio aluno, se maior de idade, deverão anexar ao e-mail a cópia de todos os documentos previstos no Quadro 3 do Memorando-Circular nº 10/2021/SEE/SOE.

  4. Ao receber os documentos, cabe à escola conferir todas as informações neles registradas e informar ao solicitante quanto ao deferimento da matrícula, prestando-lhe as devidas orientações para o início dos estudos não presenciais.

  5. Caso seja identificado algum problema na documentação apresentada, o fato deverá ser informado ao solicitante para que este tome as providências necessárias à conclusão da matrícula.

  6. Decorrida a análise da documentação, a matrícula deverá ser inserida imediatamente no SIMADE, visto que ela é considerada válida somente após constar no Sistema e, ainda, visando a atualização do quantitativo de alunos existentes e, consequentemente, das vagas ainda disponíveis.

  7. A escola solicitará, aos responsáveis ou ao próprio aluno, se maior de idade, a entrega dos documentos originais, bem como a assinatura da ficha de matrícula, tão logo esta Secretaria autorize o atendimento presencial pelas escolas. Nesse sentido, cabe ressaltar a importância de confrontar os documentos originais com as respectivas cópias, a fim de se evitar irregularidades na vida escolar do aluno.

 

Por oportuno, esclarecemos que, para a expedição de Declaração de Conclusão e Histórico Escolar, as escolas deverão adotar os procedimentos explicitados no Memorando-Circular nº 9/2021/SEE/SOE, de 29/3/2021, fazendo as devidas adaptações no texto da Declaração de Transferência. Para tanto, utilizar o texto padrão da Declaração de Conclusão emitida pelo SIMADE. Nessa perspectiva, importa destacar que a escola deve estar atenta às situações emergenciais relatadas pelo requerente, como a necessidade do documento escolar para matrícula em curso superior, situação recorrente nesse momento. Assim, cabe à escola adotar as medidas necessárias para propiciar a entrega dos documentos com segurança e em tempo hábil.

 

 Anexos: 

Quadro 1 - Modelo de E-mail para Solicitação de Vaga

 

Sr.(a). Diretor(a) da Escola Estadual (Nome da Escola),

 

Solicito-lhe vaga para………  (Nome), que cursa(rá) o …. ano do Ensino ... (Fundamental ou Médio) em 2021, conforme dados abaixo:

 

-Filiação:

-Endereço Residencial:

 

Atenciosamente,

 

(Nome do responsável e N. do Documento de Identidade)

 

 Quadro 2 - Modelo  de E-mail para Encaminhamento de Documentos

 

Sr.(a). Diretor(a) da Escola Estadual (Nome da Escola),

 

Encaminho, em anexo, cópia dos documentos necessários para a efetivação da matrícula do(a) aluno(a) (Nome), no …. ano do Ensino ... (Fundamental ou Médio).

 

Declaro, para os devidos fins, que todas as cópias são fidedignas aos documentos originais  que serão apresentados na escola, tão logo me seja permitido. 

 

Informo ainda que comparecerei a essa unidade de ensino para assinatura da ficha de matrícula do(a) aluno(a).

 

Atenciosamente,

 

(Nome do responsável e N. do Documento de Identidade)

 

Quadro 3 - Documentação necessária para matrícula

Documentação

Observações

Documento de Identidade ou Certidão de Nascimento do candidato/aluno

Excepcionalmente, em situações em que não for possível a apresentação do Documento de Identidade ou Certidão de Nascimento da criança, os pais/responsáveis deverão procurar o Conselho Tutelar para regularização da documentação, devendo ser assegurada a matrícula mediante apresentação de autorização expedida pelo Conselho até que seja viabilizada a documentação legal.

CPF do candidato/aluno

Obrigatório para o aluno maior de idade e facultativo para o aluno menor.

Comprovante de residência  no nome de um dos pais/responsáveis ou do aluno,

quando maior de idade (preferencialmente, contas de água, energia ou telefone, e, na ausência desses, contrato de aluguel ou outro documento que conste o nome e

endereço dos pais/responsáveis ou do candidato/aluno se for maior de idade). 

Caso o comprovante de endereço não seja conta de água, energia ou telefone e persistam dúvidas quanto à validade do documento apresentado, o gestor escolar poderá solicitar outro documento.

Histórico Escolar ou Declaração de Transferência para os alunos que já possuem percurso escolar pregresso.

 

Documento de Identidade e CPF de um dos pais/responsáveis para matrícula de aluno menor de idade.

 

Documento médico, caso o aluno seja declarado público da Educação Especial (deficiência de natureza física, mental e intelectual ou sensorial, Transtorno do Espectro Autista, Altas Habilidades/Superdotação).

 

Documento comprobatório de percurso na Educação Infantil para candidatos/alunos que ingressarão no 1º ano do Ensino Fundamental, amparados pela Resolução CNECEB n. 2/2018, publicada em 10 de outubro de 2018.

O documento é considerado válido se a escola onde o aluno cursou a Educação Infantil estiver autorizada a oferecer esse nível de ensino.

 

 Lista dos e-mails institucionais das escolas estaduais jurisdicionadas à SRE Passos: 

Município Escola E-mail Institucional
Alpinópolis Cesec Dr. Hélio Ferreira Lopes Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Alpinópolis E. E. Dom João VI Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Alpinópolis E. E. Dona Indá Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Bom Jesus da Penha E. E. Cel. Antônio Domingos Ribeiro Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Capitólio E. E. Cel. Lourenço Belo Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Capitólio E. E. Modesto Antônio de Oliveira Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Carmo do Rio Claro E. E. Geraldo de Andrade Vilela Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Carmo do Rio Claro E. E. Monsenhor Mário Araújo Guimarães Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Carmo do Rio Claro E. E. Santo Antônio Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Córrego Fundo E. E. Padre José Sangali Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Delfinópolis E. E. Profa. Neiva Maria Leite Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Doresópolis E. E. Santa Terezinha Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Formiga Cesec Ângela Maria Cassemiro Corrêa Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Formiga E. E. Aureliano Rodrigues Nunes Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Formiga E. E. Dr. Abílio Machado Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Formiga E. E. Jalcira Santos Valadão Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Formiga E. E. José Bernardes de Faria Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Formiga E. E. Prof. Joaquim Rodarte Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Formiga E. E. Prof. Tonico Leite Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Formiga E. E. Profa. M. Aparecida C. de Resende Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Formiga E. E. Rodolfo Almeida Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Fortaleza de Minas E. E. Dr. Noraldino de Lima Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Passos Cesec Dona Emília Leal Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Passos Colégio Tiradentes da PMMG Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Passos E. E. Abraão Lincoln Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Passos E. E. Caetano Machado da Silveira Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Passos E. E. Deus, Universo e Virtude Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Passos E. E. Dr. Tancredo de Almeida Neves Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Passos E. E. Dulce Ferreira de Souza Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Passos E. E. Francisco da Silva Maia Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Passos E. E. Geraldo Starling Soares Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Passos E. E. Lourenço Andrade Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Passos E. E. Luiz de Melo Viana Sobrinho Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Passos E. E. Nazle Jabur Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Passos E. E. Neca Quirino Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Passos E. E. Nossa Senhora da Penha Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Passos E. E. Prof. Jair Santos Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Passos E. E. Profa. Júlia Kubitschek Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Passos E. E. São José Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Pimenta E. E. Padre José Espíndola Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Piumhi Cesec Sebastião Gonçalves da Silva Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Piumhi E. E. Prof. Franc. de Paula Rebelo Horta Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Piumhi E. E. Prof. João Menezes Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Piumhi E. E. Prof. José Vicente Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
São João B. do Glória E. E. José Severiano Filho Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
São José da Barra E. E. de Furnas Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
São José da Barra E. E. Dr. Juscelino Kubitschek Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
São Roque de Minas E. E. General Carneiro Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
São Roque de Minas E. E. Profa. Izaura de Oliveira Vilela Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Vargem Bonita E. E. São Francisco Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 


Referência: Memorando-Circular nº 10/2021/SEE/SOE de 09/04/2021

 

 

Temos 50 visitantes e Nenhum membro online

Superintendência Regional de Ensino de Passos

Rua Olegário Maciel, 479 - Centro

Passos / MG - CEP: 37.900-902

Telefones de contato: (35)3211-4000/4001