Projeto visa refletir e inspirar a gentileza nos contextos interpessoais e intrapessoais dos estudantes!

Os alunos do 3° ano do Ensino Médio da Escola Estadual Professora Izaura de Oliveira Vilela, unidade escolar localizada no distrito de São José do Barreiro, município de São Roque de Minas/MG, realizaram no primeiro sábado letivo, na disciplina de matemática o projeto:“Sabadão: Roda a Roda da Gentileza”, que visa refletir e inspirar a gentileza nos contextos interpessoais e intrapessoais dos estudantes, especialmente neste momento que a pandemia trouxe a reflexão sobre a família, o autocuidado e o amor.

O primeiro sábado letivo, realizado no dia 27 de março do ano de 2021, nas escolas estaduais mineiras teve como tema trabalhar de forma não presencial os aspectos socioemocionais, dentro de uma temática interdisciplinar e multicultural. Observa-se que o desenvolvimento dos aspectos socioemocionais são contemplados nas dez competências gerais da Educação Básica proposta pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em uma delas propõe a seguinte abordagem: “[...] conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional, compreendendo-se na diversidade humana e reconhecendo suas emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas[...]” (BRASIL, 2018, p.10).

Com base nisso, a Escola Estadual Professora Izaura de Oliveira Vilela, unidade escolar localizada no distrito de São José do Barreiro, município de São Roque de Minas/MG desenvolveu atividades com este propósito, e uma delas foi o “Sabadão: Roda a Roda da Gentileza”, um projeto desenvolvido pela professora de matemática Beatriz Reis Ferreira, juntamente com a turma do 3° ano do Ensino Médio e colaboração da supervisão escolar.

A base do projeto “Sabadão: Roda a Roda da Gentileza” surgiu pela reflexão com os alunos das seguintes frases: “gentileza gera gentileza”, autoria do José Datrino (conhecido como Profeta Gentileza) e “seja a mudança que você quer ver no mundo”, autoria atribuída a Mahatma Gandhi. Ambos foram duas personalidades que deixaram para a sociedade contemporânea mensagens e princípios inspirados em atitudes gentis e paz.

Posteriormente, a professora refletiu sobre o significado da gentileza com a turma, e propôs que ela e cada aluno desse a sugestão de duas gentilezas que poderiam ser praticadas em seus contextos interpessoais e intrapessoais, especialmente nesse momento que a pandemia trouxe a reflexão sobre a família, o autocuidado e o amor. Duas alunas voluntárias ficaram responsáveis por auxiliar a professora no recebimento das sugestões e na orientação online dos colegas no dia da aplicação da proposta.

As sugestões recebidas foram transferidas para uma roleta online, em que a professora ficou responsável por sortear no sábado, no dia 27 de março do ano de 2021, a gentileza que seria praticada pela turma. O primeiro sorteio propôs: agradecer a algo na vida.

Cada aluno fez registros da gentileza sorteada por meio de uma foto simbólica, relato por escrito dos sentimentos e aprendizados obtidos com experiência e gravação em um breve áudio contando sobre qual foi a experiência realizada e em quê o projeto chamou sua atenção.

Através dos resultados obtidos, os alunos demonstraram-se participativos e interessados na construção e aplicação da proposta em suas realidades, pois representou uma experiência de conexão uns com os outros mesmo à distância; uma oportunidade de refletirem sobre o significado de elementos importantes em suas próprias histórias de vidas; e agradecerem ao valor dos momentos, das pessoas e das coisas que acreditam ser essenciais em suas trajetórias.

Abaixo algumas fotos e relatos escritos obtidos pelos estudantes do 3° ano do Ensino Médio:

Figura 1. Foto retirada pela aluna Amábile Paulina Vilela do 3° ano do Ensino Médio participante do projeto. Figura 2. Foto retirada pela aluna Eduarda Messias Filho do 3° ano do Ensino Médio participante do projeto. Figura 3. Foto retirada pelo aluno Kauã Faria Morais do 3° ano do Ensino Médio participante do projeto.

"[...] hoje eu pude ser grata pela comida que tenho na minha mesa todos os dias[...] e com esse projeto a gente pude refletir um pouco sobre desperdício de comida, que muitas pessoas não tem o que comer, mas temos que ser gratos por tudo na nossa vida, por mais que seja difícil, pode ser que para alguém esteja três vezes pior [...]" (Relato em áudio da aluna Lívia Garcia Valadares Custódio do 3° ano do Ensino Médio participante do projeto)

" [...] Devemos ser gentis em nossas vidas [...] temos que nos lembrar que temos muitos amigos e agradecer por tê-los. E agradecer a cada dia da nossa vida. Que a única certeza que temos é a morte[...] (Relato em áudio do aluno Roberto Kauã de Souza do 3° ano do Ensino Médio participante do projeto)

" [...] Foi uma experiência muito boa, pude reparar em coisas que estão ao meu redor todos os dias, mas que vivo reclamando delas, pois não observo com tanta frequência, como a natureza. Pude agradecer pela minha vida e a vida de minha família e amigos, em um espaço que nos conecta com Deus." (Relato em áudio da aluna Samira Vieira Eduardo do 3° ano do Ensino Médio participante do projeto)

Ressalta-se, que nas turmas do 1° e 2° anos do Ensino Médio houve a reaplicação adaptada da proposta por outra professora de matemática da escola.

Diante, dos resultados positivos obtidos e pelo entusiasmo da turma do 3° ano do ensino médio, pretende-se tornar esta proposta um projeto para ser realizado com os discentes desta turma ao longo do ano letivo. Assim, esta proposta visou e visará agregar a vida dos alunos participantes, contribuindo para suas formações em nível integral, a fim de que se tornem seres humano e cidadãos acolhedores, gentis e agentes transformadores em suas realidades.

por Daniele Helena Bonfim Borges e
Beatriz Reis Ferreira