Iniciando mais um ano letivo, a Escola Estadual São Francisco de Vargem Bonita se organizou para receber a comunidade escolar, com a Semana de Acolhimento, se adaptando para as particularidades do momento! Confira!

O objetivo principal, foi acolher os estudantes de uma forma empática para fortalecer as relações e mesmo com distanciamento físico, mostrar proximidade. A equipe, usando as ferramentas tecnológicas disponíveis, planejou aulas diferenciadas para todas as turmas. Foram realizadas aulas com recursos de gamificação, com desafios matemáticos, jogo digital da memória, quiz sobre atualidades, tipos de inteligência e de estilo. Também aula explicativa sobre vacinas, dinâmicas englobando as competências socioemocionais com reflexões sobre sentimentos e hábitos e varal digital dos sonhos. Além de aula prática de Educação Física: pura diversão!

A diretora Cleide Lima iniciou a Semana da Escola Acolhedora com reuniões através do Google Meet para os pais, responsáveis e estudantes, pontuando sobre as mudanças deste ano letivo. Segundo a diretora Cleide, as reuniões foram muito proveitosas e houve um grande acesso dos pais e alunos, mais até do que presencialmente. Sobre o sucesso das atividades da semana de acolhimento, Cleide atribui à excelência de sua equipe, que não mede esforços para alcançar uma educação de qualidade e também à união da comunidade escolar.

Adauto Mourão Júnior, Professor de Educação Física, contou que iniciou o ano letivo com muitas expectativas com a possibilidade de volta às aulas em ensino híbrido, com as aulas online:

"Nunca tudo esteve tão incerto. Estamos nos adaptando a cada nova informação, somos professores e queremos levar o conhecimento, independente do meio de comunicação, então aperte o play, que vai começar! São tantos recursos e uma vontade enorme de ensinar! Entre os professores havia receio se teríamos essa mesma expectativa por parte dos alunos. Pois bem, eles não nos decepcionaram! A grande porcentagem de alunos participando das aulas foi incrível! Iniciamos a semana de acolhimento sendo acolhidos por eles.” Destaca o professor Adauto.

Ana Clara Silva Moura, aluna do 6º ano, conta que está animada em começar seus estudos na Escola Estadual São Francisco e que as aulas da semana de acolhimento foram divertidas, que amou todas. Ela já baixou o aplicativo conexão escola 2.0 e acessou as salas de aula. Baixou também o Google Meet para assistir às aulas ao vivo. "O que mais chamou minha atenção foi o carinho dos professores". Ana disse que gostaria de mais aulas assim, pois aprendeu muitas coisas interessantes e também se divertiu muito, assim ela espera que esse ano letivo seja de muito conhecimento e alegria.

O professor de História, Flávio Manoel, promoveu o aulão "Senta que vem História", com adesão de cerca de 80% dos alunos. Flávio, que ministra aulas há 15 anos e já trabalhou em escolas de diversos municípios, diz que nunca encontrou uma equipe e comunidade escolar tão acolhedora como na Escola Estadual São Francisco: "Na escola há solicitações, mas cobram de uma forma que você tem vontade de fazer, que você busca aprender mais para construir conhecimento junto com os alunos.” A comunidade escolar vargiana também é destaque segundo o professor, pois é como se fosse uma família onde todos se conhecem e se ajudam. "Raramente vi uma participação tão grande da comunidade escolar e uma aceitação tão grande da escola". Sobre o uso das tecnologias que o momento pede, Flávio diz não ter tanta facilidade, mas sempre foi incentivado a aprender e que tem aprendido um pouco a cada dia, o que tem feito a diferença em suas aulas. "O apoio que a escola dá aos professores nos incentiva a melhorar a cada dia."

Participante assídua das aulas da semana de acolhimento, a aluna Ana Luiza Mansano do 3º ano do Ensino Médio conta que achou as aulas muito criativas e diversificadas:

"Tivemos mais contato com os nossos professores e nos sentimos como dentro da sala de aula. Todos os professores, a supervisora e a diretora deram o maior apoio, orientando e tirando nossas dúvidas, sempre colocando ensino de melhor qualidade em primeiro lugar para os alunos.”

A equipe da Escola Estadual São Francisco buscará trabalhar sempre em prol da qualidade do Ensino e da satisfação dos estudantes e servidores, promovendo atividades significativas, assim como foram as aulas da Semana de Acolhimento!

por Danilo Junior de Oliveira