Projetos desenvolvidos na Escola Estadual Professor Francisco de Paula Rebelo Horta mostram jovens como agentes da transformação no REANP.

 

Durante o mês de janeiro deste ano, a Escola Estadual Professor Francisco de Paula Rebelo Horta de Piumhi, desenvolveu três projetos específicos para realizar a reposição das aulas em relação ao período de greve que aconteceu no início do ano letivo de 2020. Os projetos abordaram 3 temas da atualidade: o "Antirrascimo", que foi trabalhado pelos professores da área de linguagem; o “Transformações: o ano de 2020”, que foi trabalhado pelos professores das áreas de Ciências Humanas e Ensino Religioso e “Vacinas”, que foi trabalhado pelos professores das áreas de Ciências da Natureza e Matemática. Os 3 projetos tiveram como objetivos:

 

  • Promover a interdisciplinaridade em âmbito escolar e fora dele;

  • Aplicar conhecimentos vistos na escola;

  • Abordar, discutir, informar e permear assuntos relevantes para a sociedade contemporânea como doenças, vacinas, ciências e conhecimento, como apresentado na imagem 1:

Imagem 1

 

  • Proporcionar aos alunos da Escola Estadual Professor Francisco de Paula Rebelo Horta a oportunidade de refletir sobre o ano que passou e ampliar a percepção de si mesmo e do outro, como representado pela imagem 2:

Imagem 2

 

  • Despertar e sensibilizar o corpo docente e discente para os malefícios do racismo estrutural de nossa sociedade, tendo a ação dos docentes como fundamental ferramenta na luta contra o racismo e a superação de estereótipos ligados à população negra, como representado pelas imagens 3 e 4:

Imagem 3

 

Imagem 4

 

Os projetos foram desenvolvidos com os estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio; seus familiares, também foram convidados a participarem de todas as ações com o foco de ampliar o autoconhecimento, desenvolvendo dessa forma, as competências de saúde emocional, física, intelectual e espiritual.

 

Dessa forma, todos os envolvidos foram estimulados a reconhecerem suas emoções ao refletirem sobre os temas propostos, e sobre qual papel querem desenvolver na sociedade e de que forma desejam contribuir para um mundo melhor. Todos os projetos foram desenvolvidos em consonância com Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola.

 


por Selma Garcia da Cunha

 

 

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