A Superintendência Regional de Ensino de Passos completa, no próximo dia 09 de novembro, 50 anos de existência e de protagonismo na área da educação!

No dia 09 de novembro de 1970 foi instalada no município de Passos, em ato assinado pelo Governador Israel Pinheiro da Silva, a então “16ª Delegacia Regional de Ensino”, composta naquela época por 35 municípios.

A circunscrição abrangia o território que hoje corresponde às SRE's de Passos e São Sebastião do Paraíso e uma parte da de Divinópolis.

Seu primeiro endereço foi na Rua Neca Medeiros nº 111, depois houve cerca de mais 04 mudanças de endereços até chegar no atual na Rua Olegário Maciel nº 479 desde o dia 30 de maio de 2017, já com o nome de Superintendência Regional de Ensino de Passos.

Durante estes 50 anos de existência a SRE de Passos mudou sua composição algumas vezes sendo que a atual engloba os municípios de:

• Alpinópolis, Bom Jesus da Penha, Capitólio, Carmo do Rio Claro, Córrego Fundo, Delfinópolis, Doresópolis, Formiga, Fortaleza de Minas, Passos, Pimenta, Piumhi, São João Batista do Glória, São José da Barra, São Roque de Minas e Vargem Bonita.

Cada município é atendido pela SRE em todas suas esferas de ensino seja na Rede Estadual com 27.035 alunos, Municipal com 24.952 alunos, Particular com 8.706 alunos, atendendo um total de 60.693 alunos distribuídos na sua circunscrição com 50 Escolas Estaduais; 16 Órgãos Municipais de Educação com cerca de 126 Escolas Municipais e 56 Escolas Particulares dentre elas 07 APAE's.

A Superintendência conta hoje em seu quadro de servidores entre efetivos, designados, comissionados e terceirizados cerca de 90 funcionários. Importante ressaltar que mesmo neste ano de pandemia a SRE não deixou de prestar atendimento ao público, às Escolas e aos municípios, realizando o trabalho remoto em sistema de Home Office ou Teletrabalho.

Ao longo de sua existência vários Diretores estiveram à frente da Instituição.

A primeira Diretora foi a Professora Aleida Maia Lemos que dirigiu a então Delegacia Regional de Ensino no período de 28/10/1970 à 03/12/1971. Sua gestão foi marcada pela preparação da instalação da DRE e consequente início dos trabalhos administrativos e pedagógicos;

Logo na sequência foi nomeada para o cargo a Professora Maria Aparecida Andrade Rosa (Dona Cidoca) que administrou o Órgão no período de 04/12/1971 à 25/01/1979. Em sua administração aconteceram algumas mudanças de endereço visando sempre conseguir um melhor local de trabalho e de atendimento a todos os que procuravam o Órgão Educacional;

A próxima Diretora da DRE foi a Professora e servidora de carreira da casa Marilú Andrade Barbosa no período de 26/01/1979 à 19/04/1983. Por já ser servidora, a Diretora Marilú teve uma grande facilidade por já ter conhecimento dos vários setores para gerir a Delegacia de Ensino;

Em seguida assumiu a Pedagoga que também já trabalhava na instituição Eunice José Lemos Jabur e que teve a gestão mais longeva até hoje com 16 anos na direção do Órgão no período de 23/04/1983 à 07/01/1999. Coube-lhe a responsabilidade de conduzir a realização do I Congresso Mineiro de Educação na região;

A próxima Superintendente foi Maria Aparecida Abreu Mackluf no período de 16/01/1999 à 14/05/2003. Nesta gestão foi realizado o 1º Concurso Público para provimento de Cargos da SRE, com a substituição gradativa dos servidores designados pelos aprovados no referido Concurso;

A Diretora seguinte foi a Professora Lázara Idalina de Pádua no período de 15/05/2003 à 11/11/2011. Lázara preocupou-se bastante com a funcionalidade da Rede Física tanto das Escolas como na sede da SRE.

Após, quem assumiu  a Superintendência Regional de Ensino de Passos foi a Professora Eunice Blanco Pereira Lima no período de 13/11/2011 à 12/03/2015. Dedicou-se a ampliar o perfil social e assistencial das Escolas inseridas dentro de sua respectiva Comunidade Escolar;

O próximo Diretor foi o Professor Ricardo Medeiros Teixeira que ocupou o cargo no período de 13/03/2015 à 24/07/2019. Sua gestão ficou marcada pela mudança para a atual sede da SRE;

A atual Superintendente Regional de Ensino é a Professora e Supervisora Escolar Lael Helena Keller Souza que foi a primeira gestora da SRE a ser escolhida em Processo Seletivo realizado pelo Governo do Estado de Minas Gerais concorrendo com dezenas de outros candidatos. Nomeada em 25/07/2019, sua gestão está sendo marcada pela liderança e diálogo. Logo no princípio deste ano com a chegada da pandemia ocasionada pela proliferação do vírus transmissor da COVID 19 no Brasil os trabalhos passaram a serem remotos e Lael teve que demonstrar sua habilidade e conhecimento dos instrumentos tecnológicos para manter as demandas em dia e com a participação de todos por intermédio de várias vídeoconferências e utilização das redes sociais, enquanto a grande maioria dos servidores tanto da sede da SRE como também das Escolas, que neste momento difícil, ficaram sem aulas presenciais guardam a quarentena realizando os serviços de suas residências e os alunos sendo garantidos seus direitos de terem aulas remotas e alimentação através dos kits montados pelas Unidades Escolares.

Aos poucos e atendendo aos protocolos de saúde, os trabalhos presenciais estão sendo retomados sob a coordenação da Superintendente Lael. Desta forma, mesmo durante a pandemia a SRE de Passos não deixou de prestar atendimento ao seu público em nenhum momento resguardando o bom nome e excelência destes 50 anos de existência.

Além de Lael, compõem os cargos das Diretorias as seguintes chefias:

• Assessoria de Gabinete: Carla Cândida Silva Reis;
  • Diretoria Educacional: Jacqueline de Camargos Silva Oliveira;
  • Diretoria de Pessoal: Domingos dos Reis Soares;
  • Diretoria Administrativa e Financeira: Roberto Corrêa Menezes.

por Sérgio Corrêa
Analista Educacional da SRE de Passos