O programa tem como principal finalidade o ensino de Ciências baseado na articulação entre pesquisa científica e desenvolvimento da expressão oral e escrita.

Diante da necessidade de promover a formação continuada de profissionais no ensino de ciências, enfatizando, sobretudo, as aulas experimentais e o ensino por investigação nos anos iniciais do ensino fundamental, vimos convidá-los a conhecer o curso de capacitação do Programa: ABC na Educação Científica “Mão na Massa”.

Trata-se de um curso dividido em 6 módulos, cada qual abordando o conteúdo investigativo e experimental de um dos seis kits que compõem o programa.

Por meio deste curso o professor poderá desenvolver atividades no ensino de ciências, por meio de aulas experimentais e investigativas, auxiliando o educando na consolidação de habilidades e potencialidades na sala de aula.

O PROGRAMA

O programa "ABC na Educação Científica – Mão na Massa", de origem francesa, tem como principal finalidade o ensino de Ciências baseado na articulação entre pesquisa científica e desenvolvimento da expressão oral e escrita.

Explicitamente, busca a construção do conhecimento por meio do levantamento de hipóteses e sua verificação através da experimentação, da observação direta do ambiente e de pesquisas bibliográficas, enfatizando o registro escrito e as conclusões pessoais e coletivas.

O programa também favorece a interação entre os alunos e professor de modo a discutirem tentativas de explicar um determinado conceito ou fenômeno científico.

Implementado no Brasil em meados de 2001, pela USP, o programa tem se disseminado por meio de cursos de formação continuada para professores de Educação Infantil e Ensino Fundamental, além de elaboração de textos e material experimental para apoiar o trabalho do professor.

FORMAS DE INGRESSO

O curso de capacitação destina-se, preferencialmente, a professores dos anos iniciais do ensino fundamental e o acesso poderá ser feito através da inscrição pelo formulário de interesse de participação.

O curso está organizado por disciplinas teóricas e práticas com uma carga-horária total de 40 horas, sendo 20 horas destinadas às aulas teóricas, e 20 horas às aulas práticas utilizando o material do programa e a confecção do trabalho final.

O curso será totalmente gratuito, e com direito à certificado!

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

► O curso será ministrado totalmente online, com aulas síncronas, através do aplicativo Google Meet.
► Os encontros serão uma vez por semana com duração de 2 horas, em datas e horários a combinar.

• Coordenadora: Profª Sônia L. M. Zampieron – Centro de Ciências/UEMG – Unidade Acadêmica de Passos.
  • Professor ministrante: Bruno C. S. Matos – Mestrando do Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente – UEMG/Passos

Confira o folder de divulgação!