Estudantes da Escola Estadual trabalharam como Jovens Protagonistas, reforçando as práticas educativas desenvolvidas na "Escola da Escolha"! Confira!

 

Após dois dias de formação de Ações para Acolhimento (09 e 10 de Novembro), proporcionados pela SEE/MG (Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais) em parceria com ICE (Instituto de Corresponsabilidade pela Educação), os participantes de nossa escola: CARLOS HENRIQUE PEREIRA DA SILVA e GUSTAVO LUIZ RESENDE SILVA do 1º e 2º ano do Ensino Médio, respectivamente, com o apoio de FRANCINE FRANÇA MAIA AMARAL e VINICIUS JEREMIAS PEIXOTO do 3º ano do Ensino Médio, prepararam a replicabilidade para outros jovens de nossa escola, a fim de reforçar as práticas educativas desenvolvidas na Escola da Escolha.

 

 

Foram 3 dias de muita motivação, dedicação, aprendizagem e interação, no encontro de formação desenvolvido por nossos alunos que puderam exercer o protagonismo, reforçando assim os princípios do modelo. Eles contaram com a ajuda da Especialista do EMTI para a realização de várias atividades que integram o acolhimento e oportunizam conceitos como: autoconhecimento, autoconfiança, trabalho em equipe, além da ênfase na importância de ser um jovem protagonista, seja na escola ou fora dela.

 

 

 

Dentre as atividades realizadas, destacamos: o contrato de convivência, com ênfase em ações que “podem” e que “não podem” ser realizadas entre os JPs; a dinâmica da teia, com foco na ligação ou no trabalho em equipe; o livro da vida, com atividades diversas; a escada do Projeto de Vida, onde cada aluno coloca no topo o seu projeto, e, nos degraus, as atitudes que se espera tomar para alcançar o mesmo e, por fim, a cápsula do tempo, em que o aluno escreve uma carta para si mesmo no futuro, relatando seus anseios e como ele espera estar quando a mesma for aberta (ao final do Ensino Médio). Seguem as evidências do trabalho:

 

 

Foi um trabalho excepcional, onde, sem dúvida, foi possível fortalecer as Bases do modelo da Escola da Escolha, que visa promover a formação integral, a inclusão social dos jovens, oferecendo- lhes oportunidades de desenvolvimento humano, exercício da cidadania e preparação para um futuro brilhante!

 

 

Escola Estadual, uma escola de gente feliz!

 


por Drielly Machado Mendes

 

 

Temos 20 visitantes e Nenhum membro online

Superintendência Regional de Ensino de Passos

Rua Olegário Maciel, 479 - Centro

Passos / MG - CEP: 37.900-902

Telefones de contato: (35)3211-4000/4001