É com muita satisfação que informamos sobre a criação de uma Olimpíada de Matemática para o Sul de Minas Gerais, de maneira a incentivar o estudo e as competições científicas entre estudantes de nossa região!

Existem diversas olimpíadas científicas regionais pelo país, e muitos estudantes estão chegando em altíssimo nível após se entusiasmaram pela participação nesses eventos.

A OSMM pretende a longo prazo se tornar um evento que qualifique estudantes para a OBM – a olimpíada brasileira que oferece caminhos para participação internacional. Porém, precisamos realizar antes alguns eventos para tal qualificação.

Esse primeiro evento tem como objetivo apresentar aos estudantes uma Olimpíada interessante, com questões que unem as tradicionais questões olímpicas e os temas novos da BNCC.

É uma olimpíada criada pedagogicamente e adequada aos tempos atuais.

NÍVEIS

NÍVEL A – 3º, 4º e 5º ano do Ensino Fundamental

NÍVEL 1 – 6º e 7º ano do Ensino Fundamental

NÍVEL 2 – 8º e 9º ano do Ensino Fundamental

NÍVEL 3 – Ensino Médio

FORMATO

• Prova de múltipla escolha composta de 25 questões, sendo que cada questão possui um valor distinto.
  • Totalmente online, feita na PLATAFORMA PAPERT ou aplicada presencialmente pelas escolas.
  • Será disponibilizado até 10 de julho um SIMULADO para cada nível.

ORGANIZAÇÃO DO EVENTO

O evento é organizado pelo PODEMOS – Programa Orientador de Desenvolvimento do Ensino da Matemática Olímpica e Seriada, vinculado ao Clube de Ciências Onze de Agosto, entidade de Utilidade Pública Estadual, sem fins econômicos, fundado em 1995. Todos os participantes são voluntários e não há qualquer tipo de cobrança direta ou indireta.

REGIÃO

Para nosso critério dividimos o Sul de Minas com base na Regional Sul da SEE, sendo que a região da SRE é a região de nosso projeto.

APOIO DESEJADO

O projeto é vinculado a uma entidade privada sem fins lucrativos, não tendo relação com o governo (e deixamos claro isso no edital).

Teremos para cada região das 8 SREs da Regional Sul pelo menos 1 medalhista em cada nível (4 medalhistas no mínimo).

Também faremos premiações regionais no município de cada SRE prevista para o 2º semestre de 2022 para entrega das medalhas.

Estamos a disposição para dialogar com cada SRE e a disposição para contatos de professores, supervisores, pedagogos, diretores, servidores da SRE, etc.

• Podem ser realizadas por escolas ou por alunos individualmente.
  • São gratuitas
  • Participam escolas públicas e privadas

PREMIAÇÃO

A premiação será com medalhas físicas, sendo essas medalhas bem simples. O interessante é que a premiação será regional, de forma a incentivar as regiões.

Cada nível receberá 20 medalhas (podendo ser um número menor caso haja baixa adesão): 4 de ouro, 6 de prata e 10 de bronze.

Há para cada nível pelo menos 1 medalha para um aluno dos municípios das SREs de Campo Belo, Caxambu, Itajubá, Passos, Poços de Caldas, Pouso Alegre, São Sebastião do Paraíso e Varginha.

As premiações de medalhas de ouro serão em Muzambinho – MG. A premiação das medalhas de prata e bronze serão nos municípios sede das SRE ou em município próximo na impossibilidade (no 2º semestre de 2020).

Acesse o site da OSMM para realizar a inscrição de alunos e de escolas.

Lá também é possível acessar o Regulamento!