A E. E. Professor João Menezes lançou o projeto "Educar para prevenir"! Saiba mais!

Como é de conhecimento geral, diversas escolas aderiram à greve no início do ano letivo de 2020. Para que o aluno não tivesse prejuízo em sua aprendizagem e, visando o dever e direito do professor de repor os dias de greve, a Escola Estadual Professor João Menezes, da cidade de Piumhi, montou um projeto que aconteceu durante o mês de janeiro de 2021.

O projeto “Educar para prevenir” contou com o envolvimento de oito professoras, que planejaram e executaram diversas atividades, com os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ao 3º ano do Ensino Médio.

O projeto teve como embasamento o momento atual de pandemia da COVID-19, aproximando o aluno da realidade e, em consequência beneficiando o seu desenvolvimento.

Os encontros, entre professoras e estudantes, ocorreram pela plataforma Google Meet, possibilitando trocas de ideias, informações, leituras em grupo, entre outras atividades que foram divididas em seis momentos, sendo eles:

1° momento: Apresentação do projeto. Funções da escola em relação à saúde e prevenção de doenças. Presidido pela professora Tânia.

Nesse primeiro momento foi trabalhado cartum, sua interpretação e outras atividades.

2° momento: A vacina é um recurso na prevenção de doenças. História da vacina. A eficácia da vacina contra COVID-19. Presidido pelas professoras Helena e Elisa.

Nesse segundo momento a aula de inglês também foi trabalhada, lançando mão de folders.

3° momento: Cuidados pessoais que devemos ter em época de pandemia. Presidido pelas professoras Patrícia e Rejane.

A utilização de caça-palavras caracterizou o terceiro momento.

4° momento: Perguntas e respostas sobre a pandemia. Presidido pelas professoras Maria Lúcia e Tânia.

Nesse quarto momento, um Quizz foi proposto como atividade!

5° momento: Saúde mental em tempos de pandemia. Presidido pela professora Beth.

Expansão de horizontes, trabalhando temas abordados pelo ENEM!

6° momento: O que nos aguarda pós pandemia e o retorno às aulas presenciais. Presidido pelas professoras Luene, Beth e Tânia.

No sexto momento foram utilizadas canções, como a música "Amanhã", de Guilherme Arantes.

Essas e outras atividades, mostraram o envolvimento e compromisso da E. E. Prof. João Menezes!

A SRE de Passos agradece e prestigia a E. E. Professor João Menezes por fazerem a diferença na educação!

por Vanessa de Camargos Silva