Prezados Educadores,

A Associação Brasileira de Educação a Distância - ABED tem realizado uma série de webinários com gestores educacionais de referência, especialmente do setor público, no intuito de colaborar com as redes no seu planejamento para implementação do ensino híbrido de boa qualidade. A ABED reúne pesquisadores, professores, mantenedores e gestores de Educação a Distância, bem como empresas que atuam com tecnologia educacional. São 25 anos de experiências e estudos realizados, em nível nacional e internacional. O objetivo do simpósio é difundir as melhores práticas de ensino híbrido que possam ser aplicadas na Educação Básica.

Como o ensino híbrido é um programa formal de ensino em que o estudante tem parte da aprendizagem elaborada a partir de conteúdo, interações e mediações online. O aluno tem alguma flexibilidade quanto ao tempo, local, ritmo de estudos e sobre as trilhas de aprendizagem a serem cursadas. Parte das atividades é realizada sincronamente na escola ou em outro espaço, sob a supervisão de um professor. Neste simpósio serão apresentados o estado da arte dos componentes para um bom planejamento e implementação dessa abordagem, essencial para o retorno das escolas no pós-covid.

Rossieli Soares da Silva

Com mestrado em Gestão e Avaliação Educacional pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Minas Gerais, o advogado Rossieli Soares da Silva foi nomeado Ministro da Educação em abril de 2018.Exerceu o cargo de Secretário de Educação Básica do Ministério da Educação e conselheiro do Conselho Nacional de Educação, desde maio de 2016. Foi Secretário de Estado da Educação do Governo do Amazonas e Presidente do Conselho Estadual de Educação do Amazonas no período de agosto de 2012 até maio de 2016.Foi vice-presidente do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação e Secretário Executivo de Gestão da Secretaria de Estado de Educação do Amazonas, de 2011 a 2012. Participou ativamente da reformulação do Novo Ensino Médio, sancionada em fevereiro de 2017. Como Ministro da Educação, homologou a etapa do Ensino Médio da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em dezembro de 2018 e foi secretário executivo do comitê gestor das etapas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, homologada em dezembro de 2017.

Luciano Sathler (Moderador e Curador da série)
Membro do Comitê de Educação Básica da ABED e Reitor do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix.

•  Tema: A inovação na educação no Estado de São Paulo e o ensino híbrido
  •  Data da realização: Quarta-feira, 25 de novembro de 2020