Os aprovados no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) de 2019, podem procurar uma das escolas credenciadas para solicitar a certificação, de acordo com o grau realizado.

Os candidatos que fizeram as provas e optaram por retirar o certificado ou declaração de proficiência do Ensino Fundamental e do Ensino Médio pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais e Superintendência Regional de Ensino de Passos, podem se dirigir à Escola Estadual Professora Júlia Kubitschek - localizada no endereço: Rua Santo Anibale di Francia, nº 43, Centro - e requerer a certificação.

Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia também estão emitindo o certificado e a declaração parcial, mas apenas para o Ensino Médio.

No ato do requerimento, a escola informará o prazo de entrega do certificado. O requerimento deverá ser feito pessoalmente de posse dos seguintes documentos (originais e correspondentes cópias):

• CPF;
  • Carteira de identidade;
  • Comprovante de endereço (Conta de energia elétrica ou conta de operadora de abastecimento de água/esgoto).
  • Relatório impresso, retirado no site do Inep com as notas obtidas;
  • Certificado de conclusão de componente(s) curricular(es) ou área(s) de conhecimento, concluído(s) por meio de cursos ou exames, em caso de aproveitamento de estudos.

O exame

O Encceja é uma iniciativa do Governo Federal direcionada aos jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada para cada nível de ensino. A participação é voluntária e gratuita, mas existe uma idade mínima exigida. Quem visa à certificação de conclusão do ensino fundamental precisa ter 15 anos completos na data de realização do exame. Já os que pretendem a certificação de conclusão do ensino médio devem ter 18 anos completos.

Fonte: Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais