O Cadastro Escolar 2024 para quem deseja ingressar na rede pública de ensino começou e as inscrições serão realizadas pelo Sucem, até 6 de novembro. O Processo de Renovação da Matrícula será automático.

O Cadastro Escolar 2024 já está disponível, por meio do Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (Sucem). Os interessados poderão acessar o site cadastroescolar.educacao.mg.gov.br para realizar o cadastramento escolar. Por meio desta ferramenta, o encaminhamento dos candidatos às vagas no ensino fundamental e ensino médio serão realizados de forma unificada nos municípios que aderiram à iniciativa. Todas as orientações podem ser consultadas na Resolução SEE nº Nº 4.917/2023.

Uma das novidades do Cadastro Escolar 2024 é o processo de Renovação da Matrícula, que será realizado de forma automática. O estudante que se encontra matriculado e frequente em uma escola da rede estadual de ensino, até o dia 5 de outubro, terá assegurada a sua permanência na mesma unidade escolar em 2024.

Quem pode participar

Deve se inscrever no Sucem o estudante que pretende entrar na rede pública de ensino ou que deseja mudar de escola em 2024. Também podem se cadastrar os alunos matriculados em 2023 em escola pública, mas que a unidade de ensino não ofertará em 2024 o nível de ensino ou ano de escolaridade subsequente a ser cursado pelo estudante.

Aqueles que pretendem retornar aos estudos no ensino fundamental ou ensino médio regular ou na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Inscrição

Os pais ou responsáveis, ou o próprio aluno, quando maior de idade, poderão acessar o site cadastroescolar.educacao.mg.gov.br para a realização do cadastro. No momento da inscrição, os candidatos deverão apresentar informações como nome completo, data de nascimento, endereço, número da carteira de identidade do aluno, CPF do aluno – se possuir, filiação ou nome do responsável legal. Aqueles que não têm acesso à internet poderão comparecer às escolas estaduais e/ou municipais para realizarem a inscrição.

Matrículas

A matrícula dos alunos na rede estadual de ensino deverá ser realizada nas escolas, no período de 26 de dezembro a 12 de janeiro, de acordo com o encaminhamento realizado pelo Sucem.