A estudante da Rede Estadual de Ensino de Passos, Ana Laura Chaves representará Minas Gerais no Programa Jovem Senador

A estudante Ana Laura Chaves, da Escola Estadual Professora Júlia Kubitschek, venceu o Concurso de Redação do Senado Federal. A jovem de 17 anos cursa o 3º ano do Ensino Médio em Tempo Integral (EMTI) e representará Minas Gerais na Casa Legislativa.

No processo de seleção, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) recebeu uma quantidade considerável de redações de estudantes do ensino médio de todo o estado. Nessa fase, uma comissão avaliadora estadual escolheu as três redações mais pertinentes em relação ao tema "Saúde mental nas escolas públicas". Entre as finalistas, o texto dissertativo-argumentativo de Ana Laura se destacou e proporcionou a oportunidade de vivenciar o trabalho dos parlamentares no Congresso Nacional.

O nome dos vencedores foi mantido em segredo e Ana Laura foi surpreendida com a notícia em uma cerimônia realizada na escola no dia 26 de junho de 2023. A cerimônia contou com a participação dos pais da estudante, professores, colegas, da Superintendente Regional de Ensino, Lael Helena keller Souza, a Diretora Educacional Zineti Guimarães Rattis, a Inspetora Joseane Alves Godoy, e as Analistas Educacionais, Maria Valéria Fernandes Costa Abreu e Raquel Queiroz Paim Gomes, e a Técnica em Educação, Ana Carolina Martins.

Apesar de ter sido uma surpresa para a estudante Ana Laura, Jéssica Chagas, professora da EE Profª. Júlia Kubitschek, que atuou como orientadora da jovem, relata que já conheceu o potencial da aluna. "Ao apresentar o tema, percebi que ela estava entusiasmada, pois tratou-se de um assunto atual e importante para os adolescentes. Apesar das minhas orientações, ela desenvolveu todo o trabalho de forma independente, com mínimas modificações, e todo o mérito é dela ", declarou a professora.

Para a Superintendente Lael Keller, a participação de Ana Laura no Concurso, deve incentivar cada vez mais os estudantes e gerar maior visibilidade e engajamento entre os alunos de toda a rede de ensino da região. "É extremamente gratificante ver nossos alunos envolvidos no Jovem Senador, pois esse projeto tem o potencial de despertar o senso crítico, político e social dos jovens que estão prestes a concluir o ensino médio", acrescenta Souza.

A vencedora do concurso terá a oportunidade de sugerir e aprovar projetos de lei durante a "Semana de Vivência Legislativa", entre os dias 21 a 25 de agosto, em Brasília.

Parabéns, Ana Laura, pela conquista excepcional! Sua participação destacada no programa Jovem Senador é um testemunho de seu talento, dedicação e comprometimento. Sua redação brilhante sobre "Saúde mental nas escolas públicas" demonstrou sua capacidade de análise crítica e sua habilidade em abordar temas relevantes da atualidade. Que esta experiência no Congresso Nacional seja enriquecedora e traga muitos aprendizados valiosos.

SRE Passos