O Trilhas de Futuro é um programa do Governo do Estado de Minas Gerais que oferece gratuitamente cursos técnicos de formação profissional, com perspectiva de empregabilidade aos estudantes e egressos do ensino médio. O programa encontra-se em sua segunda edição, contando ao todo com cerca de 87 mil matrículas ativas, em 77 cursos técnicos de 248 instituições, em 123 municípios do estado. A terceira edição tem previsão para o início das aulas em maio de 2023 com oferta de mais de 40 mil novas vagas.
Ao longo do ano de 2023, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico estará realizando o mapeamento de demandas por ocupações de trabalho e formação profissional, que tem como objetivo identificar a demanda por profissionais qualificados, com formação técnica, para ocupar determinadas vagas no mercado de trabalho e sanar estas necessidades por meio dos cursos ofertados pelo Trilhas de Futuro. Dito isso, com o formulário proposto, busca-se
conhecer quais e quantas vagas de emprego nas empresas do município existem em aberto, para as quais têm tido dificuldades em encontrar profissionais, nas diversas empresas de Minas Gerais, além da formação técnica necessária para ocupação destas vagas. Estes dados serão compartilhados com a Secretaria de Estado de Educação e subsidiarão a oferta de cursos técnicos nas próximas edições do Trilhas de Futuro.

O prazo para preenchimento e devolução é até dia 30/04 para a demanda de cursos que serão iniciados no segundo semestre de 2023. As respostas coletadas após esta data serão incluídas nos cursos a serem ofertados em 2024.

Formulário: https://forms.zohopublic.com/sededinv/form/BugTracker/formperma/CwA-wzzxtrquCzxoisqwDYdzA1nWu8IQ4aLM5ZCI634

Confira mais informações sobre o programa no site do Trilhas de Futuro: https://www.trilhasdefuturo.mg.gov.br/

Divulgação SEE/MG - Secretaria de Desenvolvimento Econômico