Os jogos didáticos são ferramentas fundamentais para os processos de ensino e aprendizagem, caracterizando-se como uma importante e viável alternativa para auxiliar na construção do conhecimento ao aluno.
Nas últimas décadas a escola ressurgiu no cenário mundial como um dos espaços privilegiados de socialização e construção do conhecimento e de formação de importantes competências e habilidades para os cidadãos do novo milênio, diante dessa perspectiva e reconhecendo as dificuldades para se ministrar conteúdos no ensino fundamental e médio, os professores Cid Cley Rodrigues França e Charlene Aparecida Alvarenga elaboraram alguns jogos didáticos que facilitassem a compreensão do conteúdo de forma motivante e divertida.
Os jogos didáticos são uma alternativa viável e interessante, objetivando preencher algumas lacunas ainda existentes no processo de ensino/aprendizagem além de proporcionar a socialização, o trabalho em equipe, o protagonismo juvenil e a construção de novos conhecimentos. Consideramos que a aprendizagem torna-se mais significativa e facilitada quando o trabalho é realizado em forma de atividades lúdicas, pois os alunos ficam entusiasmados quando recebem uma proposta de aprender de uma forma mais interativa e divertida, resultando em um aprendizado significativo. Como ferramenta de aprendizagem o jogo tem ganhado espaço, na medida em que propõe estímulos aos interesses dos alunos, desenvolvendo níveis diferentes de experiências pessoais e sociais, além de colaborar na construção de novas descobertas. Sua utilização como promotor de aprendizagem nas práticas escolares, possibilita também a aproximação dos alunos ao conhecimento científico, o desenvolvimento de habilidades de resolução de problemas, o raciocínio lógico, a cooperação.
Os jogos confeccionados foram “Bingos das Fontes de Energia” nas turmas do 8º e 9º anos da Escola Estadual Professora Izaura de Oliveira Vilela, “Dominó de Elementos Químicos” na turma do 1º ano e “Batalha Naval - Jogo da Memória” nas turmas de 6º e 7º anos. Os jogos foram confeccionados durante as aulas de Química e Ciências com a professora Charlene e também nas aulas de Geografia do professor Cid Cley, o objetivo do trabalho com jogos foi potencializar a construção do conhecimento através da motivação dos alunos, pois, de acordo com eles puderam aprender brincando. Observa-se ainda um descompasso existente entre os livros didáticos e a realidade sociocultural dos educandos na atualidade, desse forma entendemos que o jogo deveria merecer um espaço e um tempo maior nas práticas pedagógicas cotidianas dos professores.
Solange Cristian Ferreira Costa