Reconhecimento às práticas e experiências exitosas da nossa escola no processo de melhoria da qualidade do ensino/aprendizagem rende premiação na primeira edição do "Prêmio Escola Transformação".

Alunos integrantes do ICEB - Projeto Iniciação Científica
Atletas das Ciências - Das Olimpíadas Científicas para a vida.

O Prêmio Escola Transformação será concedido para as instituições de ensino público estadual que obtiverem destaque nos resultados de desempenho nas avaliações aplicadas na rede e de fluxo escolar. Para o Prêmio, a SEE/MG instituiu o Índice Escola Transformação (Inest), que é calculado por meio do produto de dois indicadores: indicador de fluxo escolar e indicador de desempenho, gerando um resultado por nível de ensino.

Nossa escola desenvolve vários projetos visando colocar o aluno como protagonista. Dentre eles, temos o projeto de Iniciação Científica, que se justifica por ser possível participar de olimpíadas científicas que, de forma geral, têm estimulado muitos jovens a descobrir mais sobre as ciências e as tecnologias. Além disso, algumas competições procuram estabelecer um intercâmbio entre escolas e outras instituições, que também pode ser um estímulo para a escolha profissional do estudante além de proporcionarem a alunos e professores novas descobertas, novos lugares, ideias, técnicas e conhecimentos, potencializando o desenvolvimento da autonomia e a habilidade de trabalho em equipe.

Acreditamos que, com esses estímulos nossos jovens estudantes se sentem no direito de serem incluídos e valorizados no âmbito escolar, tornando-os cada vez mais motivados a seguirem com os estudos, compartilhando conhecimentos e saberes, mostrando o seu potencial transformador para toda a sociedade, promovendo a integração entre a comunidade escolar, dando visibilidade à diversidade, mostrando significado aos conteúdos aprendidos e despertando a curiosidade e o interesse pela construção do conhecimento, prática da ciência e desenvolvimento de projetos de pesquisa e participação ativa em todas as atividades desenvolvidas na escola.

Outro, muito importante também foi o Projeto Família e Escola, pois “Transcender os muros da escola é desafiador, mas inevitável para uma escola no século 21”. Essa integração entre comunidade e a escola proporcionou um maior interesse tanto dos alunos quanto da família em trilhar o caminho da aprendizagem e estreitar laços, e só com essa parceria foi possível a participação e engajamento de todos para conquistarmos o Prêmio Escola Transformação.

por Selma Garcia da Cunha