A E. E. D João VI, de Alpinópolis, promoveu a inclusão na noite de autógrafos do dia 24 de setembro de 2019, com a apresentação do livro da aluna do 3º ano do Ensino Médio, Letícia Ribeiro.

 

 

 

Na noite da última terça-feira (24) a estudante da Escola Estadual D. João VI de Alpinópolis, lançou um livro intitulado “O Diário de Letícia Ribeiro”, no qual são narradas histórias vividas pela jovem que conclui, em dezembro, o 3º ano do Ensino Médio. Nada tão fora do normal, a não ser pelo motivo de se tratar de uma aluna especial, o que torna o feito uma referência no processo de inclusão tão almejado pelas instituições de ensino.

Letícia Ribeiro de Souza Vilela tem 21 anos e foi diagnosticada com Síndrome de Cohen, uma disfunção genética rara que provoca algumas excepcionalidades somáticas, entre outras. A jovem é uma aluna do Sistema de Inclusão da Escola, onde conta com acompanhamento especializado da Professora de apoio Patrícia Lopes Freire Ferreira.

Em fevereiro deste ano, em uma iniciativa conjunta da profissional de apoio e da Professora de Língua Portuguesa, Lílian Damasceno Cunha, foi empreendido um projeto desafiador que pretendia transformar Letícia em uma escritora de verdade, com obra lançada e tudo mais. A proposta foi acatada pela direção da escola que destacou a questão da inclusão promovida pela instituição. “A escola é inclusiva e por isso recebe a todos, independentemente das diferenças. O objetivo é garantir acesso à aprendizagem dos alunos que são público-alvo da Educação Especial”, destacou a diretora Rosimeire Cardoso Freire Faria.

A ideia do livro nasceu em função das características apresentadas pela própria aluna, que já vinha escrevendo textos isolados sobre os acontecimentos de seu dia a dia. Percebendo o potencial, as professoras somaram esforços e incentivaram Letícia a formatar tudo em uma narrativa unificada sobre sua rotina. Dentro do gênero textual diário – caracterizado pela linguagem informal onde há o registro de ideias, opiniões e sentimentos sobre a realidade que cerca a escritora – a obra conta histórias vividas pela estudante, suas aventuras, festas e momentos especiais com familiares e amigos.

A culminância do projeto se deu em um chá literário realizado no salão social da Igreja Presbiteriana Independente de Alpinópolis, quando professores, alunos pais e comunidade escolar se reuniram para o lançamento da obra. Radiante, a autora autografou os livros distribuídos e discursou falando sobre sua conquista e agradecendo todo o apoio recebido. Em seguida, os alunos do 3º ano da escola fizeram uma homenagem à escritora. “Ela é um encanto, somos felizes por termos o privilégio de ver esse sorriso todos os dias”, disse o colega de sala Henrique Vilela. 

 

 

A mãe, Cynara Ribeiro de Souza Vilela, descreve Letícia como uma menina meiga, comunicativa, carismática, vaidosa e que gosta muito de festas e cantores. Ela destaca a importância de a filha ter estudado em uma escola regular, dizendo que isso abriu um leque de amizades que se tornou fundamental para a efetivação do processo inclusivo. “Lá ela é respeitada pelos professores e colegas por suas diferenças e dificuldades. Letícia ama a escola e considera os professores e funcionários seus amigos. Agradeço a todos pelo carinho dedicado a minha filha durante todos esses anos”, declara emocionada a mãe da aluna.

A Professora Patrícia Lopes, Especialista que acompanha Letícia na escola, explica que o atendimento educacional especializado é organizado para suprir as necessidades de acesso ao conhecimento e participação dos alunos com deficiência. “A inclusão é mais do que somente garantir o acesso à entrada na instituição de ensino, o objetivo é eliminar obstáculos que limitam a aprendizagem e a participação discente no processo educativo”, diz ela.

 

 

Já Lílian Damasceno, professora de Português, falou sobre o desenvolvimento do projeto e contou como deixou de ser apenas a orientadora para se transformar em uma leitora. “Depois que iniciamos o projeto, quando tomava conhecimento que a Letícia havia produzido capítulos novos, minha atenção era despertada não somente como professora, mas também como leitora. Ela conseguiu me prender na leitura de seu livro com histórias divertidas e sempre surpreendentes. Quando resolvemos publicar o livro pensei que aquilo merecia um evento digno de uma grande autora, pois o escritor é aquele que consegue prender seu leitor. Hoje posso dizer que sou leitora de Letícia Ribeiro”, relata a educadora.

 


por Folha da Manhã

 

 

Temos 40 visitantes e Nenhum membro online

Superintendência Regional de Ensino de Passos

Rua Olegário Maciel, 479 - Centro

Passos / MG - CEP: 37.900-902

Telefones de contato: (35)3211-4000/4001