Dia Nacional de Segurança e Saúde nas Escolas

O DNSSE consiste em um dia especial, em que é ofertada uma aula voltada a um tema de segurança e saúde para os estudantes, buscando alertá-los para acidentes e doenças que podem ocorrer nas escolas, mas que valem para toda a vida. Confira como participar!

 

Acidentes e doenças do trabalho

Dados oficiais relativos ao período de 2015 a 2018 revelam a ocorrência (média anual) de 583.690 acidentes do trabalho, incluindo as doenças do trabalho, que resultaram em milhares de mortes (média superior a 2 mil acidentes fatais por ano) e incapacitações permanentes (média superior a 10 mil incapacitações permanentes por ano) em todo esse período (fonte: www.previdencia.gov.br).

Esses acidentes representam uma tragédia ao trabalhador e sua família, bem como ocasionam importantes impactos nas contas orçamentárias da União, de Estados e Municípios, além de acarretarem custos para as empresas brasileiras. Ou seja, acidentes e doenças do trabalho são muito ruim para o nosso País e prejudicam a nossa sociedade.

Decerto que ocorrem, também, milhares de acidentes e doenças nos ambientes escolares, sejam relacionados aos profissionais que ali trabalham ou envolvendo os estudantes.

É preciso mudar essa realidade.

 

Dia Nacional de Segurança e Saúde nas Escolas

Para enfrentar essa questão, a Subsecretaria de Inspeção do Trabalho (SIT), do Ministério do Trabalho e Previdência, promove anualmente, junto com instituições parceiras, a Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho (CANPAT), que está prevista no Art. 155 da consolidação das leis do Trabalho (CLT). Um dos seus eixos de atuação se dá no âmbito da conscientização dos estudantes brasileiros, futuros empreendedores e trabalhadores, em conformidade com a Lei 12.645/2012, que institui o dia 10 de outubro como o Dia Nacional de Segurança e Saúde nas Escolas (DNSSE). Desejamos plantar uma semente de cidadania na prevenção de acidentes e doenças para cada estudante de nosso País.

O DNSSE consiste em um dia especial, em que é ofertada uma aula voltada a um tema de segurança e saúde para os estudantes, buscando alertá-los para acidentes e doenças que podem ocorrer nas escolas, mas que valem para toda a vida.

Com esse objetivo, a SIT preparou e disponibilizou em sua página na internet (gov.br/dnsse) um material robusto, constituído por “Orientações às Escolas”, “Orientações aos professores” e um “Plano de aula”. Está disponível, ainda, uma “Cartilha de Segurança e Saúde para as Escolas” e animações de apoio à aula, que podem ser utilizados para esse Dia Nacional de Segurança e Saúde nas Escolas, possibilitando aos professores (as) falarem com seus alunos sobre o tema escolhido.

Em 2021 os temas serão “Regras de Convivência”, para as crianças do Ensino Pré-Escolar, e “Bullying”, para os demais alunos do Ensino Básico. O tema bullying foi escolhido em razão da sua importância no contexto escolar, a sua previsão da Lei 13.185/2015 e no Programa Saúde nas Escolas, do Ministério da Educação.

Teremos um evento ao vivo, no dia 08/10, sexta-feira, das 08h45 até 10h, transmitido no canal da Escola Nacional da Inspeção do Trabalho no Youtube (youtube.com/enit-escola), quando falaremos sobre prevenção de acidentes e doenças, além da palestra de um especialista em bullying.

Participam do evento várias instituições parceiras, sendo que profissionais em segurança e saúde do trabalho podem ir às suas escolas para ajudar na implementação desse importante evento, em que se busca plantar uma semente de cidadania voltada à segurança e saúde, que se desenvolverá juntamente com os estudantes acompanhando-os durante toda a vida.

Para marcar a aula, realizaremos, como normalmente ocorre, um concurso cultural, com a produção de desenhos, frases, redação e vídeo.

 

Material disponível às escolas

Todo o material que a sua escola necessita para realizar o evento está disponível no site da Subsecretaria de Inspeção do trabalho (gov.br/dnsse) e pode ser baixado ou compartilhado. As atividades estão segmentadas conforme a modalidade de ensino do estudante, a saber:

a) Ensino Pré-escolar;

b) Ensino Fundamental I;

c) Ensino Fundamental II; e

d) Ensino Médio (Estudantes do EJA/Aprendizagem podem utilizar esse material do Ensino Médio).

 

Para cada um desses segmentos há:

a) Orientações aos professores;

b) Plano de aula;

c) Cartilha de segurança e saúde nas escolas;

d) Animação de apoio; e

e) Regulamento de concurso.

 

Durante o evento está prevista a realização de um concurso cultural nas categorias de Desenho (Ensino Pré-escolar e Fundamental 1), Frase (Ensino Fundamental 2) e Redação (Ensino Médio e EJA/Aprendizagem), tudo em conformidade com o regulamento do concurso cultural. É uma forma de fixar o aprendizado e desenvolver habilidades.

 

Como a escola pode participar?

A escola pode participar da maneira que mais se adaptar à sua estrutura pedagógica. Sugerimos as seguintes possibilidades:

a) Participação na “live” a ser realizada on-line no dia 08/10/2021, das 08h45 às 10h, complementando com atividades na sala de aula, especialmente conversa sobre o tema e realização dos trabalhos para o concurso cultural;

b) Realização de aula com debate sobre o tema, na semana do Dia Nacional de Segurança e Saúde nas Escolas, utilizando o material na internet (gov.br/dnsse): orientações aos professores, plano de aula e animação de apoio, podendo liberar as classes para assistir a live;

c) Através dos voluntários que poderão procurar a escola, com atividades voltadas à área de segurança e saúde; e/ou

d) Outras iniciativas por parte da Escola, envolvendo o tema e as animações.

 

Assim, face à importância do evento para a construção de um País mais forte, justo, seguro e saudável para os brasileiros, convidamos sua escola a conhecer e participar do Dia Nacional de Segurança e Saúde nas Escolas, juntando-se a essa corrente de cidadania na prevenção de acidentes e doenças em nosso País.

 

Dúvidas podem ser encaminhadas para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Junte-se a essa onda.

 

Ajude a construir um País melhor para todos!

 


Divulgação

 

 

 

Temos 171 visitantes e Nenhum membro online

Superintendência Regional de Ensino de Passos

Rua Olegário Maciel, 479 - Centro

Passos / MG - CEP: 37.900-902

Telefones de contato: (35)3211-4000/4001