O aluno e seu Projeto de Vida.

Considerando a proposta do EMTI, a Escola Estadual Professora Júlia Kubitschek realizou no último sábado letivo (14/08) a Culminância das Eletivas, sugestão do modelo.

A escola decidiu realizar esse evento em um sábado letivo, visibilizando também a proposta dos “Melhores sábados de sua vida”, elencando como tema principal “O Projeto de Vida”, que se trata da centralidade do modelo da Escola da Escolha.

Com intuito de incentivar os alunos na construção de seu projeto de vida, na valorização dos sonhos de cada um e promovendo o Protagonismo do aluno, tornando-o atuante e principal autor de sua história, os professores de “Eletivas” e de “Projeto de vida” e a equipe pedagógica se empenharam para desenvolver um evento brilhante.

Houve também a participação dos demais professores dos conteúdos integradores que foram muito importantes na divulgação do evento e no incentivo à participação dos alunos, a qual poderia ser através de vídeos, de depoimentos, de fotos, de desenhos, ações solidárias, músicas e poesias, relatando sobre os sonhos pessoais ou profissionais.

O projeto foi brilhante desde a preparação até a execução, visto que semanalmente os professores enviavam vídeos nos grupos, convidando os alunos a participarem do evento, que contaria também com um convidado especial falando sobre seus sonhos, como os alcançou e sobre sua carreira profissional. Ele ainda cantaria suas canções, promovendo um momento de interação, alegria e descontração.

A plataforma escolhida para a realização foi o Google Meet, justamente para garantir a interação entre todos, visto que em formato de Live, o contato se limitaria ao chat. O link de reunião foi disponibilizado tanto para os alunos como também para toda a comunidade escolar (profissionais da escola, pais ou responsáveis pelos alunos e integrantes da nossa SRE/Passos).

O encontro foi dividido em 3 momentos:

• Dos professores aos alunos: com depoimentos de professores da escola, contando sobre vida e carreira, a fim de incentivar os alunos e mostrar que não somos diferentes deles. Cada um teve que se esforçar para se chegar à concretização de seus sonhos e projetos de vida.

Além dos vídeos, foi aberto um espaço aos professores que quisessem contar suas histórias e foi um momento emocionante!

• Momento de Interação: com a participação de Matheus Zuck, cantor, participante do The Voice.

• Dos alunos para todos: momento em que os trabalhos dos alunos foram apresentados e vimos os sonhos dos alunos, o talento através dos desenhos e ainda a contribuição dos pais, na fala dos alunos, que ressaltavam  o quanto seus pais.

Uns com seus sonhos profissionais, outros com pessoais, inclusive de formar uma família...

Isso, sem dúvida, emocionou os presentes, que sentiram que mesmo durante essa Pandemia do Covid 19, que tem assolado o mundo, a esperança e os sonhos de dias melhores, dias felizes, ao lado de quem amamos, é o que nos mantém em pé e firmes na luta por alcançá-los.

Foi realmente um momento muito lindo, um sábado que ficará na memória de muitos.

Nós - escola, que desejamos acompanhar a trajetória de nossos alunos, na busca não só do conhecimento, mas também na dedicação de cada um ao seu projeto de vida, sentimo-nos lisonjeados por fazer parte da vida de cada um, e por ter tido a oportunidade de ouvir e ver o sonho de cada um. Nossa torcida é para que todos alcancem suas metas e acima de tudo... que sejam felizes!!!