O Campeonato Estadual de Matemática - CEM, é uma competição a nível estadual (MG) que busca identificar talentos matemáticos para as áreas de Engenharia e Tecnologia.

O Campeonato Estadual de Matemática - CEM, que será promovido pela Escola de Engenharia - EMGE, por meio do Centro de Simulação e Intercâmbio (CSI), com apoio da Secretaria de Educação de Minas Gerais, da Escola de Direito - Dom Helder, do Movimento Socioambiental Ecos, da revista eletrônica DomTotal.

O Campeonato Estadual de Matemática - CEM, é uma competição a nível estadual (MG) que busca identificar talentos matemáticos para as áreas de Engenharia e Tecnologia, cujos principais objetivos são: Motivar os professores das escolas públicas e privadas, contribuindo para a sua valorização profissional; Contribuir para a melhoria da qualidade da educação, possibilitando mais uma ferramenta de preparação para a prova do ENEM, no que concerne às áreas: Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.

O CEM não é uma olimpíada tradicional. É uma jornada de aplicação da matemática em desafios reais do dia a dia e terá as seguintes temáticas: Acessibilidade; Energia; Matemática financeira; Meio ambiente; Mobilidade; Tecnologia.

O Público-alvo da proposta são os jovens, a partir de 17 anos, completos até 03.08.2021, sem idade limite, desde que não estejam cursando o ensino superior e sejam residentes no estado de Minas Gerais e os professores vinculados a escolas públicas ou privadas de ensino médio, técnico ou profissionalizante.

Os desafios propostos deverão ser solucionados em equipes, compostas por 2 estudantes + 1 professor treinador. O treinador pode acumular a função de direção, coordenação ou supervisão. Não há limite de equipes por professor treinador ou por escola. Não é necessário que os membros da equipe sejam da mesma escola, alunos ou professor. Mas quem não tem equipe ainda, pode se inscrever mesmo assim e a equipe será formada na plataforma do Campeonato.

Premiações: A Equipe vencedora do Campeonato de Matemática (professor(a) e Competidores), ganharão uma Viagem à NASA: Kennedy - Centro de visitas Kennedy Space Center, na Flórida - Estados Unidos da América; ganharão bolsas de estudos de até 100% para ensino superior, conforme Estatuto; os que ingressarem nos cursos da EMGE, ganharão Estágio no CREA-MG e ainda, todos os professores inscritos no CEM 2021, serão contemplados com um curso de Capacitação em metodologias ativas de aprendizagem, oferecido pela EMGE, após o término do Campeonato.

A inscrição é individual e gratuita e o prazo vai até 22/julho, pelo site da EMGE (emge.edu.br) ou aplicativo (CEM-EMGE).

Em 2021, o Campeonato acontecerá em formato 100% online, com desafios quinzenais de agosto a outubro. Os desafios serão precedidos por lives temáticas, que contextualizarão os temas. As gravações das lives permanecerão disponíveis, até o fim do Campeonato, no canal da EMGE no Youtube.

Todos os acessos necessários (inscrição, download do aplicativo, live de lançamento e contatos) estão disponíveis no link.

No próximo sábado, dia 03 de julho de 2021, de 10h às 12h, será realizado o evento de lançamento do CEM pelo canal da EMGE no Youtube: