O Professor Marcelo Ésper da Escola Estadual Professora Júlia Kubistchek, de Passos participou do Projeto Convergência Poética em um trabalho realizado entre os Estados de Minas Gerais e Pernambuco.

Com a idéia de uma aproximação literária remota entre os estados de Minas Gerais e Pernambuco, o Professor da Escola Estadual Professora Júlia Kubistchek de Passos Marcelo Ésper, participou com um lindo e reflexivo poema envolvendo e mesclando as culturas do Estado nordestino com o mineiro superando as distâncias pelo compartilhamento formando uma rede colaborativa em ação.
Seu trabalho foi publicado na pág. 19 do volume I do E-book “Convergência Poética” que possui 46 páginas com diversos outros autores expondo suas obras.
Veja a seguir o trabalho do Prof. Marcelo representando nossa SRE de Passos neste Projeto:

Marcelo então descreveu assim sua participação neste trabalho interativo:

"O curso de nivelamento nos foi oferecido pelo IQE (Instituto Qualidade no Ensino) em parceria com a SEE MG. O plano é aperfeiçoar as habilidades dos atores envolvidos na educação e consequentemente melhorar a eficiência do ensino nas escolas públicas. A renovação de técnicas e procedimentos através de SDs (sequências didáticas) graficamente organizadas e estimulantes, serviu como guia durante as quatro etapas de uma emocionante trajetória.
Por entre textos, imagens, poemas, músicas, vídeos e compartilhamento de muitas informações e impressões, tornou-se evidente a ânsia de muitos por revelar impressões e sensações diante da riqueza desnivelada, tanto nas explanações das professoras quanto nas intervenções dos participantes. Surgiu então, a partir da sensibilidade das professoras e formadoras de Língua Portuguesa do IQE, Luciana Nogueira, Aline Maria Alves Bezerra, Ana José dos Santos e Graça Brito, a proposta de convergência poética entre Pernambuco e Minas. Os professores corresponderam e chegamos à realização do nosso e-book. Na verdade, crescemos como profissionais, evoluímos como seres humanos e nos tornamos pequenos poetas.
Deixo aqui, em nome de todos os professores que tiveram a oportunidade de participar (que muitos outros venham a ter!) nosso agradecimento à SEE MG, às SRE's e ao Instituto IQE e seus formadores e formadoras maravilhosos.
Enfim, guardamos em nós a esperança! Esperança de que tudo ficará bem e de que teremos de volta nosso espaço de trabalho tão precioso e transformador! Com as palavras de Antônio Lobo Antunes, finalizo: "Um povo que lê nunca será um povo escravo."

Mais uma vez a Superintendência Regional de Ensino de Passos por intermédio da Superintendente Lael Helena Keller Souza vem parabenizar a E.E. Professora Júlia Kubistchek e principalmente seu Professor Marcelo Ésper pela iniciativa e excelência em seu trabalho representando e dignificando não só nossa SRE mas também o Estado de Minas Gerais.

por Sérgio Corrêa