A Superintendência Regional de Ensino de Passos realizou capacitação para formação sobre Educação Especial para os Especialistas as Escolas Municipais.

 

No período de 03 a 07 de janeiro a equipe da Diretoria Educacional da Superintendência Regional de Ensino de Passos, por intermédio do Serviço de Apoio à Inclusão – SAI, desenvolveu o Programa "SRE em Formação" que tratou da Formação sobre Educação Especial aos profissionais da educação das Escolas Municipais da circunscrição.

Os encontros, que aconteceram em várias cidades, tiveram na parte da manhã, em seu primeiro momento, uma apresentação dos participantes em forma de mímica, onde o grupo tentava descobrir o que o voluntário queria dizer, em seguida tentavam descobrir a palavra secreta contida nas fichas. Estas atividades tiveram como objetivo desenvolver a comunicação não-verbal e a criatividade. Logo após estas atividades o grupo realizou reflexões sobre as facilidades e dificuldades de comunicação sem o recurso da linguagem oral.

No segundo momento houve um momento de estudo sobre a Resolução SEE nº 4.256 de 09 de janeiro de 2020, a fim de que todos conhecessem as Diretrizes para normatização e organização da Educação Especial na rede Estadual de Ensino de Minas Gerais.

Já na parte da tarde aconteceu o terceiro momento do encontro onde foram apresentados os Casos de Sucesso, onde analisaram, de acordo com a Resolução 4.256, as formas de interações dos diferentes atores da Escola na implementação de política de inclusão às pessoas com deficiência.

No quarto momento foi discutido o PDI – Plano de Desenvolvimento Individual e no quinto momento houve um Estudo de Caso onde os participantes refletiram e discutiram e apresentaram as possibilidades de adaptações curriculares.

No sexto e último momento aconteceu o fechamento do Encontro em que os participantes, de forma individualizada, refletiram sobre os benefícios da Capacitação.

Abaixo alguns comentários e sugestões sobre o Programa SRE em Formação:

Para a Diretora Ana Paula dos Santos Cardoso, da E.M. Profª Maria Dias Machado, de Delfinópolis, “quando se fala em Educação Inclusiva todo conhecimento é muito valioso e como foi esclarecido dentro da Resolução 4.256 foi de extrema importância para o nosso trabalho. Minha sugestão é que haja mais Capacitações como essa e com temas variados.”

A Professora Especialista Marcella Ferreira, de Passos achou que “o Encontro foi de grande valia para a compreensão do processo educacional na Educação Especial. Como sugestão é que tenha capacitações com mais frequência.”

A Supervisora Wilma Fernanda da Silva Duarte, do CEMEI Arlete Carneiro, de Vargem Bonita, disse: “Essa formação nos trouxe muitas informações pertinentes ao momento que estamos vivendo no município devido ao crescimento de alunos para a inclusão. Entender o que trabalhar e como fazer principalmente na parte burocrática é de grande valia pois facilita nosso trabalho na Escola. Sugiro que aconteçam mais formações no decorrer do ano sobre inclusão.”

A Professora Elaine Talita da Silva, da E. M. Tereza Maria de Faria Vaz, de Córrego Fundo, disse que “a Capacitação foi muito válida, a Formação apresentou as novas propostas da Educação Inclusiva e as leis que regem sobre esse assunto. Minha sugestão é que tenham mais oficinas práticas para orientar como trabalhar com aluno inclusivo.”

Confira algumas imagens:

 

 


por Sérgio Corrêa

 

 

Temos 59 visitantes e Nenhum membro online

Superintendência Regional de Ensino de Passos

Rua Olegário Maciel, 479 - Centro

Passos / MG - CEP: 37.900-902

Telefones de contato: (35)3211-4000/4001