Confira algumas perguntas e respostas sobre o "EMTI"!

 

Conteúdo direcionado para os estudantes:

1. Por que eu devo estudar no Ensino Médio de Tempo Integral (EMTI)?

No Ensino Médio de Tempo Integral, você fica mais tempo na escola e ganha tempo para aprender muito mais. Nessa escola, não existe mais divisão entre turno da manhã e turno da tarde, o turno é único e a programação é distribuída ao longo do dia. Além das disciplinas do ensino médio regular, como Língua Portuguesa, Matemática e Química, por exemplo, você terá a oportunidade de desenvolver atividades com o apoio dos professores e terá aulas voltadas para aprender a realizar seus sonhos e planejar seu futuro. Além disso, você poderá escolher algumas disciplinas complementares que têm mais a ver com seus interesses, propor atividades com os amigos e muito mais!

2. Como essa modalidade pode contribuir para minha formação e trajetória escolar?

O Ensino Médio de Tempo Integral contribui para que você descubra suas habilidades, além de prepará-lo para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e para a vida profissional. Mais do que apenas conteúdos, nessa escola você encontra um espaço para descobrir seus sonhos, vocações e receber orientações para fazer, com mais segurança, escolhas de vida.

3. Esse modelo do EMTI já foi adotado em outros Estados do nosso país?

Sim. Porém, em Minas Gerais, a Secretaria de Estado de Educação (SEE) implementou adaptações baseadas na realidade de nossos estudantes e nas especificidades de nosso Estado. O EMTI já é sucesso e realidade em outros Estados. Agora é a vez de Minas Gerais!

4. Que tipo de formação a escola de tempo integral me oferece?

O Ensino Médio de Tempo Integral irá te preparar para a vida. Além de estudar, você receberá orientações para as tomadas de decisões, descobrirá o que quer fazer, planejará o seu futuro. Um estudo realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) no Estado de Pernambuco mostrou que o EMTI tem grande impacto na vida dos estudantes após a escola: os alunos formados no Ensino Médio de Tempo Integral possuem 17% mais chance de ingressarem no ensino superior e têm renda superior em 18% logo no início da carreira, quando comparados com aqueles que concluíram seus estudos no ensino médio regular.

5. Como o Ensino Médio de Tempo Integral me ajuda a alcançar meus sonhos?

Ao longo do ano letivo, você participa de aulas de Projeto de Vida. Nestas aulas, o professor te orienta no momento de pensar seus sonhos e seguir os melhores caminhos para alcançá-los.

6. Os estudantes recebem apoio nos estudos?

Sim, vocês terão a oportunidade de participar dos Estudos Orientados. Nesta disciplina, vocês irão receber o apoio de um professor, que atua como mediador, para organizar os seus estudos. Por meio de técnicas de estudo e do reconhecimento da importância de criar uma rotina na escola que contribua para a melhoria da aprendizagem, vocês irão aprender a planejar melhor o tempo dedicado ao estudo de cada disciplina, além de descobrirem onde e como fazer pesquisas e muito mais.

7. Existem atividades práticas no EMTI?

Os estudantes do Ensino Médio de Tempo Integral têm a oportunidade de colocar a mão na massa! Vocês poderão unir teoria e prática nas disciplinas de Ciências, Arte e muito mais!

8. Os estudantes podem propor atividades?

Sim. Os estudantes do Ensino Médio de Tempo Integral podem se organizar em grupos para pensar projetos de interesse e colocá-los em prática. Nos Clubes de Protagonismo, o grupo pode liderar atividades culturais, práticas esportivas ou até organizar alguma iniciativa que melhore a rotina da escola, por exemplo.

9. As escolas de Ensino Médio de Tempo Integral preparam para o Enem e para o mercado de trabalho?

Sim. Elas preparam para o Enem e para o mercado de trabalho, com disciplinas específicas e apoio aos estudantes.

10. A escola de Ensino Médio de Tempo Integral proporciona maior troca de experiências entre os estudantes?

Sim. Os estudantes dividem vários momentos juntos, trocam experiências e criam projetos em conjunto, além da escola de EMTI ser um espaço ideal para fazer novos amigos.

11. Como é a interação professor-aluno?

Os professores do Ensino Médio de Tempo Integral conhecem a rotina da escola e têm mais tempo disponível para contribuir com a evolução dos estudantes. E tem mais uma vantagem: cada aluno tem a opção de escolher um professor para acompanhá-lo mais de perto e pedir apoio diante de alguma dificuldade na escola, nas relações com amigos e também na escolha profissional.

12. Os alunos matriculados no EMTI contarão com as refeições nas escolas?

Sim. Todos os dias, os alunos têm um intervalo para o lanche da manhã, uma pausa mais longa reservada para o almoço e outro intervalo para o lanche da tarde. Todas as refeições são oferecidas dentro da escola e feitas com muito carinho pelas cantineiras.

 

► Quer ajudar na divulgação? Baixe o arquivo PDF com as principais perguntas e respostas para os estudantes!

 


 

Conteúdo para o gestor escolar da rede estadual:

1. Será enviada alguma atualização do Documento Orientador do Ensino Médio de Tempo Integral (EMTI) às escolas antes do início do ano letivo?

Sim. Todas as escolas receberão a atualização do Documento Orientador do EMTI que passará, agora, a se chamar Diretrizes Pedagógicas e Operacionais do Programa de Ensino Médio de Tempo Integral de Minas Gerais. Este documento é uma ferramenta importante que contém a proposta educativa e orientações referentes a operacionalização da educação integral no nosso Estado.

2. Quem será o coordenador do Ensino Médio de Tempo Integral (EMTI) nas escolas estaduais?

As escolas de Ensino Médio de Tempo Integral (EMTI) terão um Especialista em Educação Básica (EEB) para coordenar a Educação Integral. Excepcionalmente, em 2020, para as 78 escolas que já ofertam a Educação Integral desde 2017, haverá a manutenção da função de um professor coordenador.

3. Como ocorrerá a escolha dos coordenadores do EMTI no próximo ano?

A escola terá assegurado um coordenador para o Ensino Médio de Tempo Integral, seja ele efetivo ou designado. A escolha deste profissional será baseada nas legislações vigentes e nas Diretrizes Pedagógicas e Operacionais do Programa de Ensino Médio de Tempo Integral de Minas Gerais.

4. Os profissionais que atuarão no EMTI em 2020 serão capacitados?

Sim. O Programa de Ensino Médio de Tempo Integral da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE) prevê formações específicas para estes profissionais durante todo o ano de 2020, assegurando que todos possam desempenhar suas funções da melhor maneira possível.

5. Qual será a carga horária do coordenador de EMTI nas escolas?

O professor coordenador e o Especialista em Educação Básica deverão cumprir a carga horária de 24 horas semanais. Ratificamos que o EEB e o professor coordenador deverão ter flexibilidade no cumprimento dos turnos, devendo assim intercalar seu trabalho nos turnos da manhã e da tarde.

6. Haverá alteração no cálculo do Comporta das escolas de EMTI?

Sim. Haverá revisão do quadro de pessoal/comporta das escolas de EMTI, com novos parâmetros que atendam a realidade da unidade escolar.

7. Qual será a língua estrangeira obrigatória no EMTI?

Segundo a Lei Federal 13.415/2017, a língua inglesa é obrigatória na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Sendo assim, a língua inglesa será obrigatória no EMTI.

8. Como será o acompanhamento das Superintendências Regionais de Ensino (SREs) nas escolas do EMTI?

Cada SRE dispõe de analistas educacionais que serão os responsáveis pelo EMTI. Estes passarão por formação continuada para acompanhar e dar total suporte ao desenvolvimento das ações nas escolas.

9. Na minha escola terei estudantes que residem em zona rural matriculados nas turmas de EMTI. Esses alunos terão transporte escolar?

Sim. O transporte escolar será garantido aos estudantes que residem em zona rural matriculados nas escolas de EMTI.

10. Minha escola foi selecionada para o EMTI. Poderemos ofertar turmas de curso técnico?

Neste momento, as escolas foram indicadas para ofertarem o EMTI ou o EMTI Profissional. Sendo assim, não teremos as duas formas de oferta em uma única escola.

11. Os estudantes que têm professor de apoio no Atendimento Educacional Especializado (AEE) terão direito ao acompanhamento do professor de apoio também durante o tempo integral?

Se o estudante já conta com o professor de apoio na modalidade regular e efetivar sua matrícula na modalidade do EMTI, continuará tendo o acompanhamento do professor de apoio nos dois turnos.

 

► Quer ajudar na divulgação? Baixe o arquivo PDF com o conteúdo destinado aos gestores!

 


 

 

 

Temos 21 visitantes e Nenhum membro online

Superintendência Regional de Ensino de Passos

Rua Olegário Maciel, 479 - Centro

Passos / MG - CEP: 37.900-902

Telefones de contato: (35)3211-4000/4001