Ao longo dos últimos três anos os profissionais da educação têm enfrentado grandes desafios sociais e emocionais. A pandemia foi, até o momento, o maior desafio enfrentado pela Educação em todo mundo. Foi preciso se reinventar pra que os crianças e jovens não perdessem o vínculo com a escola. No retorno, em 2022, o que percebemos foi um grande número de jovens emocionalmente afetados, com dificuldades no cumprimento de regras e com a inteligência emocional afetada. Sendo que várias ações de acolhimento foram fomentadas a fim de acolher e reintegrá-los ao ambiente escolar.

Estas ações foram muito positivas e o reinício das aulas me 2023 tem apresentado uma integração excelente dos alunos, que apresentam uma melhora substancial no comportamento.

Contudo, todo este movimento deixou o corpo docente mais sujeito a estafa. Mesmo após o retorno é comum verificar profissionais no limite de sua capacidade física e emocional, muitos problemas de saúde, fatores que dificultam o desenvolvimento do trabalho no ambiente escolar e que acabam por afetar diretamente a aprendizagem dos alunos.

Pensando nisto, a equipe gestora da Escola Estadual General Carneiro em parceria com a professora Maria Regina de Faria que leciona Educação Física criou o projeto “Corpo são, mente sã”, que tem como objetivo proporcionar um momento de interação através de prática de atividades física entre os professores.

Para tanto foram dirigidos 45 minutos no final da reunião pedagógica mensal para que os profissionais da escola, coordenados pela professora, façam atividades físicas.

Os profissionais que não interessam em fazer as atividades permanecem na reunião pedagógica realizando planejamentos.

Esta ação será utilizada durante todo o 1º bimestre e serão levantados dados de satisfação pessoal para a verificação da continuidade da mesma.

por Zineti Rattis